sábado, 23 de fevereiro de 2008

Dialogando com a Língua Portuguesa


Por que você não pára de voar na minha cabeça? O que você pensa que eu sou, um aeroporto de idéias ululantes? E esses vocábulos estranhos, complexos, amplexos consonantais, ósculos vocálicos escandalosos bem no meio da oração? Pomba! Assim fica difícil não pensar...

Por que tenta me perseguir com seus ardis? Por que essa tentativa de me fazer gargalhar, me cutucando com esse ponto-e-vírgula pontudo? Como você é efusiva! Dá pra parar de gritar desse jeito na minha cabeça: "escreve um poema, redige um soneto, elabora uma dissertação, canta uma canção"?

Catacreses cacofônicas cacoéticas, ca-co-quê?!

Não. Definitivamente, você é maluca. Quantas coloquialidades! E pára pelamordedeus de ficar atiçando!! Eu já falei que agora não tô a fim de escrever!! E nem adianta ficar chorando baldes de advérbios de estado critico. Eu sou dura na queda.

Ah, mas você é insistente mesmo, não é?

Promete que, se eu escrever UMA linha, só uminha, você pára de encher? Promete mesmo? Ah, quando você faz essa conjunçãozinha, eu fico um período inteiro apaixonada... Você sabe mesmo como me subordinar às suas circunstancias de tempo e espaço, com esse seu modo todo imperativo de ser... Mas só faço isso porque você tem muitos adjetivos e predicados...

Tá, dá ai o lápis.

12 comentários:

Suave Texugo disse...

Gostei do texto, deste o do anterior, embora tenha temas distintos refletem uma maneira de pensar bem peculiar. Continue a empunhar seu "lápis" e avançar sobre os olhos atentos da língua portuguesa.

bjs

Renan disse...

Nossa...
muito bom este texto!
Gostei de verdade...vou imprimir, pra mostrar pra minha mãe que é professora de português...esta muito bom mesmo.E parabéns pelo blog e sucesso na sua carreirade jornalista.Também penso em me tornar um, quem sabe um dia?

squirrel disse...

Adorei a homenagem que você fez sobre a lingua portuguesa,eu também quero ser jornalista e tenho certeza que é isso o que eu quero

beijos

Thaís France disse...

Haha, ótima abordagem.

Johnny disse...

Muito legal o texto, divertido. Os verdadeiros palavrões são esses que vc citou ai, e não um simples "pu..."...rs...
O português é código, não língua.

' disse...

Muito Bom!!

anninhazinha disse...

Noossa, ameii o texto! Sou nova por aki... Braceletvermelho.blogspot.com vou visitar sempreee! Bjim

Feänor disse...

Gostei do texto! É algo que só mesmo quem trabalha intimamente com a língua como você poderia conceber...

Mas eu gostei em especial da foto. Uma espécie de pornografia metalingüística da melhor qualidade rs

Danilo Moreira disse...

Texto muito bem escrito. Eu precisava mesmo ler isso, pq hj enquanto tirava xerox de alguns documentos num bazar, li um cartaz de associação de moradores escrito "inderesso". Aquilo me deixou chocado...rsrsrsrsrs

A lingua portuguesa é maravilhosa, tem um gênio dificil, é complexa, mas quando a gente sabe como lidar, ela se torna a nossa parceira indispensável para o sucesso.

Passa no meu blog, tem três surpresinhas pra vc...rsrsrs

Bjs!!!!!

----------------------------------
http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.

Novo texto: Selos e Fernando Pessoa
----------------------------------

Lucas C. Silva disse...

hehehehehehe
todas essas classes gramaticais, firguras de linguagem e tal me fizeram lembrar dos tempos de escola e de cursinho.

Bonitinho o texto. Mas posso ser sincero? Não entendo porque tanta complicação na língua. Tipo, escrevo no meu blog sem saber se estou fazendo orações subordinadas ou coordenadas. Não sei se são pronomes, advérbios, "provérbios" ou seja lá o que for... E as pessoas me entendem. Então, por que os professores de português querem complicar tanto?

Gabriel disse...

Gostei do texto.... muito bom mesmo essa homenagem a nossa língua.

Parabéns pelo blog

sucesso

passa no meu se der!

beijos

Raphael disse...

Luly!

Bom ver você nas internets. Adorei o seu texto. Ultimamente é tanto número aqui no cocão, queria saber como eu faço pra Língua Portuguesa me aperriar assim igual faz contigo.

Agradecia que passasse no meu brogue de vez em quando, e também no meu novo lugarzim: http://tecnotrek.blogspot.com

Bejim