domingo, 10 de fevereiro de 2008

Mudando de ares


Mudar é tão bom! Mas, às vezes, dá aqueeele friozinho básico na barriga, não é mesmo? Não estou falando, pelo menos por enquanto, das mudanças dentro da gente. Estou me referindo às mudanças circunstanciais, aquelas de tempo, espaço, cidade, ares... Todo mundo tem que passar por qualquer uma delas um dia, ou por todas, seja aleatoriamente, seja despencadamente, totalmente, sei lá. Só sei que todo mundo passa por isso. E eu estou passando agora.

Sabe como é, universidade, cidade nova, gente nova, trote... Preciso tirar tudinho do meu guarda-roupinha branco e encaixotar, dar cabo das minhas apostilas de cursinho, das minhas provas de colegial, arrumar de vez a minha caixinha de bijouterias (quantos diminutivos!), me enfiar num carro e... ir embora. Voar. Não para sempre, lógico; estou indo para uma cidade universitária, e não para a Sibéria! Mas que é esquisito e novo, isso é.

Quando as coisas mudam (agora sim, vem o inevitável), nós também mudamos. Não há como fugir. Não estou falando de virar outra pessoa, ou de como se adquire o transtorno bipolar do humor. Mas as transformações circunstanciais acabam nos transformando também. Estou falando de amadurecimento. Se somos pessoas suficientemente maduras para mudar e, contraditoriamente, continuarmos as mesmas, então, seremos melhores do que antes! As coisas mudam, nós também mudamos. Para melhor! Mesmo que as mudanças não sejam, assim, tão boas a princípio.

Tem mudança que dói muito. Tem aquelas chatas e difíceis também, que nos dão uma sacodida e nos tiram do nosso confortável comodismo, como um balde d'água fria. Assim é quando saímos do útero de nossas mães, um lugar tão quentinho, com alimento garantido e temperatura amena, uma placenta macia e uma piscina amniótica tão convidativa! Mas aí, vem aquele médico chato e nos arranca de lá, para, depois, nos dar um tapa e nos fazer chorar copiosamente... Difícil, não é?

Mas eu lhes pergunto: seria realmente melhor para nós ter continuado no mundinho uterino da mamãe sem conhecer o mundo? Sim, um mundo difícil e complicado, estranho por vezes, mas tão infinitamente prazeroso para que sabe usufruir da vida?

Mudanças têm preços. Mas eu prefiro pagar para ver. Certamente, trata-se de um ótimo investimento.

12 comentários:

Mayna disse...

É... Já passei por isso...
Mudanças são necessárias em nossas vidas. Pense como seria chato se sempre fizéssemos as mesmas coisas e estivéssemos nos mesmos lugares.
Gostei do texto!

Visite-me se puder!
http://maynabuco.blogspot.com

Ronaldo disse...

mudar é muito bom, estou querendo mudar e estou só dependendo de um OK para isso

http://escrevendodemusica.blogspot.com/

Mayna disse...

Ah...Só uma pergunta.
Você quer ser jornalista, mas faz Letras?
Não entendi...rsrsr

http://maynabuco.blogspot.com

Redd disse...

achei uma "quase-caloura"!!!! (quase só pq eu sou de outra universidade, faço letras na ufmg)

parabens pelo vestibular e boa sorte na nova vida de universitária...

lendo seu post, me deu uma vontade de mudar de ares... to precisando de mais uma dessas mudanças na minha vida...

Portal Espetacular disse...

Mudanças sempre são necessárias... Na maioria das vezes faz muito bem! Beijos!

TeLmA disse...

Essa fase é uma delícia... aproveite!!!
Mudanças nem sempre são agradaveis mesmo, estou passando por uma bem chata e contra minha vontade.
Boa sorte!!!

Petter disse...

Mudar é otimo.
Mais junto com a mudança vem a incerteza que atormenta a gente né?
E realmente lalola deve ser RIDICULO!
Ah, adorei o nome do blog, super original
Sucesso!

Ricardo Cazarino disse...

Olá! Uma mudança sempre apresenta consequências, boas ou más, não importa. O que vale é o que de melhor vc pode tirar dela, uma lição pra vida. E agora, início de facul e novinha assim, é preciso ter calma e ganhar teu espaço...
Bom texto..
Bj

Antonoly disse...

A mudança é fundamental na vida de qualquer ser humano.
Valeu!

www.infoweb.blogsome.com

Siegrfried disse...

É...
Gostei mesmo,
Mudar é necessário...
Eu por exemplo tenho mudado demais, e preciso parar um pouco, mas to me acostumando com isso!
Parabéns pelo blog!

Martinha disse...

adorei seu blog! Cruativa!

Lucy disse...

"despencadamente, totalmente..." com certeza, foi assim a minha primeira grande mudança. DEpois de dez anos morando na mesma cidade, no mesmo endereço, com o mesmo telefone, estudando na mesma escola... bum!!! A casa caiu (e nem teve uma Queen Latifah pra dar um ar de divertimento pra coisa). Larguei tudo e fui para o outro lado (horizontalmente falando) do país. E depois de 3 anos... bum (de novo)!!! E lá vou eu para o "centro" do país.

As mudanças são boas porque vc pode se reinventar para os novos contatos que fará. E pode realmente mudar. (^_^)

Larguei o curso de Direito o ano passado e estou entrando no jornalismo! \o/ Estou super empolgada com os novos horizontes e, com ctz, pagando pra ver o que acontece! Já passei muito tempo deixando que minha mãe investisse numa faculdade que traria uma estabilidade financeira e social... não! Tô mais é querendo que venha esse dinamismo, esse chacoalhar das bases pré-moldadas pra redescobrir o meu eu nesse mundo para o qual eu vim.

Tiraram-me do meu maravilhoso conforto uterino, agora o bicho vai pegar! (risos)

Eu estou no primeiro semestre de jornalismo e vc está entrando esse ano também, pelo que vi no seu perfil.

Saudações, colega de profissão!!! (^_^)
http://lucywings.blogspot.com/