quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Uma questão de peso


Pauta para o site da Revista Capricho (Tema: Preta Gil e a Justiça)

----------------------------------------------------------------------------------

Uma coisa é dizer que Preta Gil está acima do peso (no popular: que ela é GORDA, ou seja: um fato, uma opinião). Outra completamente diferente é fazer charges e piadas de mau gosto debochando da forma física da artista, atitudes que podem ser consideradas perjorativas e constrangedoras para qualquer ser humano. Logo, infere-se que a questão vigente é: até onde brincadeira tem limite?

Seria utopia Preta Gil achar que um simples processo pudesse calar a boca e a opinião de quem quer que fosse. Por mais que ela conseguisse impedir que tablóides sensacionalistas a bombardeassem, ela não poderia simplesmente bloquear a opinião popular, muito menos o fato que é visível e muito notório: Preta está, sim, acima do peso. Ela tem todo o direito de proteger sua imagem da exposição ao ridículo (por exemplo, nas comparações com "baleias"), mas sem esquecer-se de que vivemos numa democracia, onde cada um pensa e diz o que quer. Já que, segundo ela, é tão bem resolvida assim, isso não seria difícil de compreender.
Aos jornalistas e apresentadores, cabe o senso ético e a conscientização de que não se deve denegrir a imagem e nem a auto-estima de ninguém. Corpo perfeito é coisa rara de se ver; Preta não é, nem nunca será a única gordinha da face da Terra. E não esquecer: todo mundo tem defeitos, paga mico e está sujeito a levar um "caldo", como o da Preta Gil.

8 comentários:

Tyago de Paula Ferreira disse...

"Aos jornalistas e apresentadores, cabe o senso ético e a conscientização de que não se deve denegrir a imagem e nem a auto-estima de ninguém. Corpo perfeito é coisa rara..."

Ótima parte, mas...
Afinal, quem pode definir um corpo perfeito?
Tem quem acha o Preta Gil perfeito!

Louise Tommasi disse...

Uma aprendiz com ares de quem sabe onde pisa. Amei seu blog. Amei sua escrita direta e segura, principalmente porque fala aqui sobre o tema que abordo. Amei te saber Louise e jornalista. Amei ver em vc o caminho que percorri. Muito, muito sucesso e oportunidades!

Louise Tommasi
www.osermagraemumcorpogordo.blogspot.com

JúNiOr_DeSeNhO disse...

Eu ainda não sei pq artista gosta tanto de aparecer... Mesmo qd não querem... A Preta Gil faz o q quer e pronto... Claro, isso só aconteceu pq ela "é da TV", pq qts milhares de pessoas são gordas e levam caldo? Espero que ela processe mesmo, mesmo que as piadinhas não acabem... Já é um começo... Pelo menos...

Danilo Moreira disse...

Blz? Te indiquei pra um selo lá no meu blog. Confira!!!!

Prometo q volto pra comentar sobre o texto.

Bjs!!!

Natyx Lisboa disse...

concordo com vc
achei mto injusto as charges, criticas e palahças de fizeram em relação a ela..principalmente a do programa panico na tv!!
acho que antes de falarem de alguem, deviam olhar pra si proprios!
ngm é perfeito, e so estao criticando ela por causa desse esteriotipo ridiculo q a midia impôs de cinturinha de pilão, coxas bem torneadas, peito e bunda redondinhos, cabelos lisos, sorriso retinhu, carinha de bunkea...
se n tivesse isso ngm se ligaria...alias o q falta mto é cuidar do seu e parar de criticar o do outro!


bjins otima materia

itau disse...

nossa
escreves asim por que é uma aprendiz?!
fico a imagir dentre alguns anos, vou te ver no jornal nascinal ou quem sabe ler suas matérias no TIMES


o//

http://hideoutt.blogspot.com/

Jéssica Torres disse...

Macaco nunca olha mesmo pro proprio rabo! Deus nos dá apenas 24 horas por dia pra cuidar-mos de nossas proprias vidas, e tem gente que ainda acha tempo pra cuidar da dos outros também!
Ninguém nunca para pra pensar nos efeitos devastadores que brincadeiras sem graça como essa podem causar em uma pessoa, por mais bem resolvida que ela seja! Afinal de contas ser alvo de brincadeiras maldosas por todo o Brasil é capaz de abalar a maior auto-estima de todas!
Acho mais que certo ela processar sim! Não vai calar a boca de ninguem provavelmente, mas vai mostrar que ela não admite piadinhas maldosas a respeito de sua pessoa! E além do mais vai oferecer um estimulo e exemplo pras gordinhas de todo o pais, que ja sofreram com essas criaturas ridiculas que nao perdem a oportunidade de tirar uma com a cara delas!

Danilo Moreira disse...

Promessa é divida neh...rs

Não adianta, artista, principalmente mulher, é sujeito a esse tipo de critica, muitas vezes maldosa.

Isso é fruto, principalmente, da insatisfação que a pessoas tem do com o seu proprio corpo. Dai aparece alguem fora dos "padrões" pouco se lixando pra isso, pronto, pegam essa pessoa pra Cristo, talvez por implicância, talvez por inveja por ela estar satisfeita consigo mesma.

Pura ignorância de pessoas com mente pequena.

Bem, sobre o selo, pode copiar e cola do meu blog msm.

Tem novidade no Em Linhas, confira!!!

Bjao

----------------------------------
http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.

Novo texto: Adolescência
----------------------------------