quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

"Quem você conhece?"

Para o Tudo de Blog

Tá bom, não vou falar que é extremamente IMPOSSÍVEL existir amizades virtuais sinceras, porque já vi de tudo nessa vida. Mas qualquer ser racional pode perceber que isso é bem arriscado e pouco provável...

Já repararam, por exemplo, que no Orkut todo mundo é modelo, emo, poser e fala inglês? Até aquele "saranga" anti-social que você sempre vê na escola; na rede, ele tem uma vida social de dar inveja, umas fotos dignas de book, 500 amigos e um punhado deles brigando pelo "topo" dos depoimentos (todos, é claro, escritos em "miguxês"). Daí, você pára e pensa: "Ué, por que ele não é assim no 'mundo real'"?

Isso mostra que a probabilidade de as pessoas se mostrarem como realmente são na Internet é bem remota. Para o feioso, há o Photoshop. Para o tímido, o MSN e o "miguxês". Para o "isolado", 900 amigos no Orkut. Assim, como é possível saber quem está mentindo, se fazendo passar pelo que sempre quis ser e não conseguiu, e quem quer mesmo arranjar novas amizades? Sem contar o incontável número de bandidos que atua na rede. Ao expôr-se na Internet, todo cuidado é pouco.

Quer um conselho? A Internet não é dos lugares mais apropriados para se fazer amigos e conhecer pessoas. É meio complicado você dividir o tal "quilo de sal" por e-mail. Nada substitui o olhos-nos-olhos, o cara-a-cara, a linguagem corporal, e, principalmente, a convivência.

15 comentários:

Caio Rudá de Oliveira disse...

Olha, generalizar não é bom. Muito do que você escreveu é verdade. Os tímidos, anti-sociais et alii encontram na internet uma ferramenta para maquiar a personaldiade.

Quanto descobrir amizades pela internet, acho que você está um pouco equivocada. É possível sim encontrar ótimos amigos. Certo que as chances de não acontecer são muito maiores, além do perigo que é se expor, mas há pessoas legais e honestas aida. O problema é que às vezes não dá pra saber em quem vale a pena confiar ou não.

Zanfa disse...

Ah, a internet é maravilhosa, é só saber usá-la!

Conheci muita gente interessante nela, e redescobri muitos amigos meus que não se expressavam direito na "vida real", entre aspas pq considero a internet tbm parte dessa vida real. ;D

cadaversomente disse...

Eu acredito que amizades podem nascer em meios virtuais sim.
Tenho amigos de quatro anos já, e que são importantes para mim.

Hehe, eu já fui mais igado em Orkut, ter amigos e bla bla bla, hoje tô mais relax.

Beijo.

Feänor disse...

Preciso discordar...

É preciso saber utilizar a ferramenta com critério, só isso.

Eu tenho várias amizades de internet, muitas de longa data - coisa de 6 anos ou mais - e considero todos tanto quanto meus amigos "reais". Considero tanto, que ocasionalmente lhes envio presentes ou até, quando necessário, presto ajuda à distância (por exemplo, já enviei dinheiro pra amigos que estavam necessitando - deixe eu frisar que de forma alguma a pessoa pediu, enviei por livre e espontânea vontade).

Agora, eu até poderia concordar contigo se a história acabasse aí, mas acontece que muitos desses amigos de net migraram pra amizades da minha vida real! Inclusive, minha melhor amiga surgiu daí. Ela mora em outra cidade e nos falávamos muito, e um certo dia ela estava muito mal e tudo mais e... Bom, como eu estava muito preocupado, fiz uma loucura: arrumei as malas e atravessei o Estado pra passar uns dias com ela. E desde então nossa amizade só cresceu, tendo ela inclusive passado o ano novo com os meus pais.

E não foi a única não... Tem tantos que passaram do virtual pro real, que eu te digo com segurança: amizade virtual, pra mim, é o preâmbulo de uma amizade real. Assim que eu tiver uma vida econômica estável, pretendo visitar todos esses meus amigos, pra reforçar os bons laços que criamos na net.

Uma observação: Todas as pessoas que eu conheci na net me surpreenderam positivamente: eram pessoas ainda "melhores" do que se mostravam pelo computador! Mas isso talvez seja porque nossa amizade não era de interesse... Não dá pra dizer que um cara que é amigo de uma garota via pc só porque quer "pegar" ela ou algo menos nobre tem uma relação genuína de amizade. Isso é só conveniência...

Um último adendo: hoje em dia, com as facilidades do mundo virtual, criam-se com cada vez mais freqüência verdadeiros grupos de amigos virtuais que trocam experiências REAIS da mesma forma que amigos da tal da realidade. Aliás, com muitos ocorre o efeito contrário do que você descreve (e eu me incluo): conseguimos revelar muito mais sobre o nosso "eu" que ocultamos à pessoas com que a princípio não estamos falando cara a cara, e isso ajuda muito na honestidade sentimental quando finalmente encontramos tais pessoas.

Um dos fenômenos dessa espécie no Brasil é o tal do Ragnarok. Certa vez, fui em um churrasco de um amigo meu. Estava todo o "clã" dele do jogo - umas 50 pessoas - e pasme! Ninguém ali se conhecia pessoalmente! Tinha gente do RJ, de SP, um cara da Itália que tá morando aqui e até um cantor do novo dominó, com quem inclusive peguei carona! E desse encontro saíram vários namoros, sendo que alguns perduram e creio que se converterão em casamento.

Pra concluir: A Internet é uma ferramenta que nos permite redescobrir as pessoas. Nossa cultura de massificação comportamental faz com que todos se adaptem a moldes e se prendam apenas ao que é "socialmente esperado", de forma que exteriorizamos não um comportamento que é o reflexo de nosso "eu", mas sim uma decorrência da cultura de massas. Como podemos encontrar alguém com quem nos identificamos, se o mundo moderno se tornou um baile de máscaras? A Internet, creio eu, é uma boa aliada neste sentido...

(Obviamente que existem os que se isolam por conta dela, mas isso não é culpa da Internet. Ela é, assim como uma arma, a ferramenta. O uso, quem determina, é o próprio ser humano).

Mal pelo texto longo... Bjs!

Nelson L. Rodrigues disse...

A internet é sem dúvida uma ótima ferramenta de para se conhecer pessoas. Mas acho que devemos ter cuidados. Graças a net conheci pessoas legais!
Mas tb é uma faca de dois gumes!

abraços

Feänor disse...

Eu sei, eu entendio que era sua opinião...

O problema é o jeito como eu escrevi. De qualquer forma, desculpe denovo se soei meio agressivo, mas não foi nada disso não.

O que eu queria mesmo era te mostrar a minha experiência pessoal. Me faltou um pouco de tato, acho.

Maike disse...

Poh gostei disso q vc falou, mas vc generalizou muito, eu conheço pessoas pela internet, e acho sim possivel ter amizade pela internet e depois conhecer pessoalmente, mas como vc mesmo disse temos que ter cuidado pq pod ser um bandido kerndo alguma coisa sua, ou até mesmo alguem com problemas mentais. sei lah.... mas gostei dessa vamos dizer "matéria" rsrs..t+


http://sonacachaca.blogspot.com

Arthurius Maximus disse...

"Saranga anti-social" foi ótimo.

Ocorre que virtualmente as pessoas perdem as inibições por se acharem mais seguras e em "terreno conhecido". O contato pessoal é um desafio.

PS:Sei que vou me incluir na classe das "sarangas anti-sociais" (rs). Mas fundo preto com letra roxa, não dá pra ler. Tive que selecionar tudo. Pense nisso e não leve a mal por favor.

O texto está simplesmente hilário.

Seu Hélio disse...

A internet é uma ferramenta a mais para facilitar as relações sociais, mas não é determinante na consolidação das mesmas. É o empurrãozinhoque as vezes precisamos para gerarmos o olhos-nos-olhos...

http://www.auquemia.blogspot.com

Aline Dias disse...

Não é que ligaram esses dias aqui pro escritório pra reclamar que falta esse olho no olho.
O cara não queria resolver as coisas por e-mail. ele quer contato.
é é. tato olfato e paladar fazem parte sim.

Arte em Casa - by Camila disse...

Olá Louize,

Fiquei feliz por ter encontrado mais alguém desta cidade no blogspot.
Descobri seu blog no google, nem me lembro mais o que estava procurando...
Muito interessante suas postagens!
Esta é ótima!!! Há um tempinho exclui meu perfil do orkut por estas e outras razões. Pessoas que você nem conhece direito, te adicionam só prá aumentar o numero de "amigos" e depois de brinde ainda tem que ficar lendo aqueles recadinhos do tipo: "passandu prah dizer um oi", que na verdade significa que ele está querendo é bisbilhotar seu perfil.

Adorei seu blog! De coração!!! Vou add seu link para voltar mais vezes!

Visite o meu!!!

Bjo ;)

Felipe disse...

Sim, muita coisa acontece diariamente, sobre o orkut, com certeza é um refugio aos feios, timidos, e chatos (muito provavelmente).

Porem, conforme o tempo, uma amizade virtual, vc percebe como a pessoa é realmente, já tive varias e tenho muitas amizades por aqui, e nem todas conheço pessoalmente.

Isabela disse...

Ah, eu já fiz amizades na internet sim. Uma delas com maior destaque, eu cheguei até a o conhecer pessoalmente. E continuamos nos falando muito.
É claro que há muitos perigos na internet, mas é só saber o que fazer, prestar atenção, tomar cuidado.
Mas o orkut sim, na maioria esmagadora das vezes é pura falsidade, um mundinho a parte.

(Se eu não estive com sono, ainda falria muuuuuita coisa aqui. :P)

Bruno Monin disse...

Pois é, a net muita das vezes se tem como uma arma pra se meter em confusões, mas creio que existem sim pessoas legais e verdadeiras. Conheci algumas pessoas através da internet e são maravilhosas. Nunca se pode generalizar...

Lucas C. Silva disse...

Bem, realmente não dá pra acreditar em tudo, ou em todos, que a gente vê na internet. Abomino o Phothoshop exatamente por esse motivo que vc descreve aí. Mas não dá pra generalizar. Assim como na vida offline, há muita gente de todos os tipos. As verdadeiras e as falsas, amigas das horas boas e amigas de verdade.

Só não concordei que o MSN pro tímido seja algo muito ruim. Sou tímido pra caramba e graças ao msn conheci gente que não teria coragem de chegar pra puxar conversa na vida real...

bjs