quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cachos!


Foto velha, da época do cabelo pink! =O

Este post atende a pedidos de uma leitora no meu formspring.

Sim, vamos deixar a emice de lado e falar de cabelos. Ou melhor, da minha relação amorosa com os meus.

Cabelo cacheado é uma delícia. Coisa linda de Deus, suuuuper original e tá conquistando espaço de novo (chapinhudas que se cuidem!). Se bem tratado, não tem coisa melhor. Mas, enfim, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é, né, Caetano? Portanto, vamos aos prós e contras dos cachinhos, com algumas dicas para fugir do jubão.

PRÓS


- Tá na mão, tá na moda! tá na C&A Aliás, sempre esteve, ok? Desde os anos romanticíssimos, em que ninguém pensava em chapinha, desde que a dona Florinda usava bobes no cabelo (certo, não é lá um grande exemplo fashion, mas enfim), desde que a SUA MÃE fazia permanente no cabelo nos anos 70 (sim, pergunta lá pra ela)!

- É moderno e despojado. Com um corte legal, dá um ar leve e divertido ao visual.

- Não precisa de pente! Só após o banho, e olhe lá. Use um bom leave-in (creme sem enxágue), um pente de madeira (para evitar o frizz), amasse bem os cachos e espere secar.
- Os fios rebeldes podem se tornar aliados, e não inimigos. O look fica casual e moderno. Mas atenção: não confundir fios rebeldes com frizz excessivo. Por isso, é sempre bom usar um leave-in legal.
- Cansou da mesma cara? Usando grampos e elásticos, você pode deixar o cabelo do jeito que quiser, no comprimento que quiser! Sim, basta separar um tempo para "brincar" com o cabelo e conhecê-lo melhor. É sério: fazer amizade com o cabelo é a melhor maneira de torná-lo obediente!

- Você pode sair na chuva sossegada, querida. =)
- Você não é escrava da chapinha! Você é livre! Livre! Liiivreeeee!!!! \o/
Tá, parei. ¬¬

- Mas, se quiser uma chapinha de vez em quando também, você pode! Você pode escolher qual cabelo ter naquela festa ou naquele dia em que você quer um cabelo diferente. Além disso, em cabelo cacheado qualquer penteado se fixa (ao contrário de muitos lisos, que nem com muito laquê param no lugar). Agora, franja lisa com cabelo cacheado é meio out... ou uma coisa, ou outra! Decida-se!
Mas, como nem tudo são flores...

CONTRAS


- Temos de reconhecer: cabelo cacheado não é nada prático. A única coisa que me mata de inveja da minha amiga de cabelo liso é que ela pode torcer, jogar, prender, trançar e ficar passando os dedos entre os fios o quanto ela quiser, que eles ficarão sempre lisinhos. No máximo, o cabelo dela só vai ficar com um pouco mais de volume e oleosidade.
Agora, experimenta fazer isso no cabelo cacheado. Ele fica armado, seco e disforme. Daí, se mata.

- A oleosidade não é uniforme; por isso, as pontas ficam secas rapidinho. É importante dar uma aparada a cada três meses.
- Cresce o mesmo tanto que o liso... mas os resultados só são visíveis a longo prazo. Por isso, se quiser um cabelão poderoso, tenha muita, mas MUITA paciência.

- Ah, o volume. Esse é um tópico complicado, já que pode ser a coisa mais linda em um cabelo cacheado, ou a coisa mais feia. Primeiro, porque volume demais vira juba de leão e fica muito feio. Segundo, porque volume de menos te deixa sem graça. Por isso, tem que saber dosar, com a ajuda de leave-ins, babyliss, e de outro fator problemático, que é...

- ... o corte. Vamos combinar que há cortes que são totalmente vetados para cabelos cacheados, como chanel, retos e franjinhas. E um corte malfeito pode acabar com sua aparência, pois o cabelo ou arma demais, ou arma de menos, ou fica sem movimento, ou some. Por isso, não vou sugerir nenhum corte pra você (tá, eu adoro o meu! ^^), mas aconselho que procure um bom cabeleireiro, converse com ele e veja o que dá certo no seu tipo de cacho (sim, os cachos são diferentes entre si) e no seu formato de rosto. Outra dica legal é inspirar-se no corte de famosas de cabelo cacheado, como a Taylor Swift e a Joss Stone. Depois, é só ser feliz!


Se elas podem, você também pode!

Agora que você conhece os prós e contras, vamos às dicas:

- Equação geral: cachos perfeitos = shampoo específico + leave-in + pente de madeira + jogue-pra-frente-pra-trás + amassadinha (+ - babyliss).

- Seu cabelo tem volume? ASSUMA! Quem disse que volume é feio? Pelo contrário! Volume é o que há no cabelo cacheado! Se bem controlado, pode te dar um ar poderoso!

- Lei: NUNCA penteie o cabelo seco. É suicídio social, querida.

-Não há nada mais feio, nojento, fedido e sem graça do que cabelo cremoso. Cuidado pra não errar a mão no leave-in! Para um cabelo comprido, uma porção aproximadamente do tamanho de uma moeda de um real já é mais do que suficiente. Senão, o cabelo fica pesado, sem movimento, sem brilho e com um aspecto molhado. Isso envelhece e pesa no visual.

- Babyliss dá trabalho, mas, depois que você pega a prática, não tem coisa melhor. Não precisa nem fazer no cabelo inteiro: só de fazer na franja e em alguns cachos aleatórios, dá uma diferença legal. Enrole a mecha, espere 30 segundos (no máximo!) e solte com cuidado. Depois, dê uma desmanchada com as mãos, pra ficar mais natural. Pronto!

- Trança é um penteado infalível para os bad hair days. E para todos os outros dias em que você quiser inovar.

- Quer cortar curtinho? Você pode! É só conversar com o seu cabeleireiro e aprender a modelar os cachos com gel e pomada!

- Brinque bastante com o cabelo quando estiver em casa. Teste penteados, use e abuse dos grampos, dos lenços e dos acessórios. Dessa forma, você vai saber o que fica legal em você. Não tenha medo de ousar! Mostre que você é estilosa da cabeça aos pés!

- Se seu cabelo tem volume, como o meu, não o prenda para dormir. Se você deixá-los soltos, quando você acordar, seus cachos estarão redondinhos! Para dar uma "acalmada" neles, é só molhar um pouco os dedos (eu disse os dedos, e não o cabelo) e passá-los de leve por cima dos fios, amassando sempre. Você terá cachos novinhos em folha sem esforço algum.

Depois de todas essas dicas, você ainda pensa em progressiva?! Assuma os cachos. Acredite: você pode!

Qualquer dia, farei um dossiê de penteados para cabelos cacheados especialmente para vocês! =)

6 comentários:

Nathália. disse...

Mt legal essa matéria sobre cachos!
Se eu tivesse lido essa matéria uma ano atrás, nao teria feito uma progressiva que aacabou pra sempre com os meus cachos =(
beijos

Vicky Doretto disse...

Que legal!
Meu cabelo também é cacheado:) e dá um "trabalhinho" às vezes... rsrs
Mas sua matéria ficou perfeita :)

bjão =^.^=

Lud disse...

adorei...
mto legal a matéria,tenho cabelo cacheado e to procurando um corte bem legal...
to querendo dar um mudada nos cachos...
bjus

Lud disse...

oii..
adorei a materia sobre cachos.. tbm tenho o cabelos cacheado...
to tentando dar uma repaginada neles...
lindo o blog...
bjs

Kellen Diniz disse...

oi ameii a matéria sobre cachos...
mais meu cabelo éh meio castanho pra preto e eu achoo que cacheado e le fika muito pesado ja mudei o corte mais ñ adiantou sera que eu deveria mudar a cor ?

Kellen Diniz disse...

Oii eu amei a matéria sobres os cachos eu tenho cabelo cacheado mais e ele éh meio castonho meio preto éh bem escuroo e cacheado ele fica muito pesado ja mudei o corte mais ñ resolveu sera que mudar a cor ajudaria ?

Bjkas...