quarta-feira, 21 de abril de 2010

Rebeldes sem causa

Tenho me deparado ultimamente com uma enorme quantidade dessa raça de jovens sem personalidade nenhuma. Do tipo que acha lindo fumar e tirar foto com cigarro. Do tipo que acha o máximo encher a cara e dar o que falar nas festas, beijar uns 10 por noite, entre outras coisas do gênero. E tem também aquele povo que acha que pegar geral, fumar, encher a cara, nunca sorrir, falar mil palavrões, odiar "a sociedade hipócrita" e ouvir bandas que ninguém conhece (nada contra ouvir bandas que ninguém conhece, ok? Eu mesma tenho lá as minhas) é viver a plenitude do "Sex, drugs and rock and roll" (aham, Cláudia). E tem aqueles que "gostam, mas não têm coragem"; os que admiram os anjos caídos, as lendas do rock e aqueles que morreram de overdose; mas que, no fundo, não têm toda essa "atitude" que seus ídolos mostraram.

Sabe, cada um faz o que quer da própria vida, e isso é fato consumado. Aliás, ninguém gosta de lição de moral. Mas chamo atenção para algo que se chama personalidade, conhece? Talvez os jovens não consigam mudar o mundo simplesmente porque, em vez de mudá-lo, queiram piorá-lo. É muito fácil odiar a "sociedade hipócrita e conservadora"; mas será que não falta amor aqui? Um pouco de esperança? Pra que odiar tanto a tudo e a todos? O que nos faz retroceder é, sim, o ódio que fazemos questão de sentir pela vida, pelas pessoas, pela sociedade. E toda essa rebeldia se torna, na verdade, uma espécie de conformismo: afinal, cremos que nada nunca vai mudar e que as coisas só tendem a piorar - por isso, chutamos o pau da barraca e cruzamos os braços. Voltamos uma atenção egocêntrica para nós mesmos: queremos mostrar o quanto podemos ser rebeldes, chocantes, descolados, seguindo o "live fast, die young", em busca de nossa própria glória. Queremos atenção, aplausos, reconhecimento, como nossos ídolos mortos tiveram. Queremos nos tornar lendas.

A quem estamos tentando enganar com toda essa falsa rebeldia? Esses jovens não querem mudar o mundo, mas querem mudar o conceito que têm de si mesmos, exatamente por não se aceitarem como são. Buscam ser outra pessoa - mais interessante, menos real, menos mortal. E isso é uma tremenda falta de atitude e de personalidade.

Vale tentar parar um pouco com esse circo de querer aparecer tanto. Se for para haver rebeldia, que venha valer a pena. Que venha fazer efeito no mundo, e não se limitar a apenas mais um adereço de roupa, mais uma noite de porre, mais uma pessoa odiada. Muito cuidado, pois todo esse esforço de tentarmos "não ser apenas mais um" pode nos tornar o pior de todos os clichês.

8 comentários:

Mandy disse...

só me resta dizer: você arrasa Luly! *-*

samantha disse...

Perfeito esse seu texto, e você tem completamente razão D; esse povo que acha que agindo e pensando assim vão mudar o mundo, sendo que se esquecem da própria personalidade! Cara, quando eu crescer, vou escrever igual a voce! AHUAUHAUHAH ahaza *-*

ૐ 'Priiscylα disse...

falta de personalidade já virou rotina nesse mundo ..
texto perfeito luly *-*
bj flor *;

Vicky Doretto disse...

Texto perfeito! ^-^
Alguns acham que fazendo coisas estúpidas podem mudar o mundo, mas não sabem que só pioram... e ainda copiam o que outros fazem para "pertencer ao grupo".

bjão =^.^=

Nathália. disse...

Atitude é o seu nome! =)
Esse texto é um assunto que eu ainda não tinha parado pra pensar. Ele deveria ser lido por todos os jovens!
adorei!
beijos ;*

Bre disse...

Perfeeito texto!! Tô te seguindo!
;*

M. disse...

Meuuu arrasouuuuu!!!!

H disse...

maravilhoso!
conheço gente assim e desprezo essas atitudes.
você sempre arrasando, umbeijo.