terça-feira, 23 de setembro de 2008

Eu quero ir pra Nárnia!

Ganhei do meu amado namorado o livro As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis (gênio!). Cara, viciante. Tanto é que, cada vez que eu pego uma crônica, eu tenho que ler de uma sentada só. Não dá pra economizar na leitura desse livro, nem ler quando o tempo é escasso (bem, este é o meu caso, com essa loucura da faculdade, mas a gente faz o que pode!), pois todas as crônicas, sete no total, se conectam, e contam toda a história do reino de Nárnia. Até agora, li as três primeiras: O sobrinho do mago, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (isso, aquela que virou filme) e, agora, cheguei na O cavalo e seu menino. Bom, todo tradutor (ou futuro, como é o meu caso) observa isso: apesar de não ter lido o original em British English, percebi que é muito bem traduzido! O tradutor, Paulo Mendes Campos, utiliza expressões idiomáticas tipicamente brasileiras que deixam a linguagem da obra muito natural. Além disso, a clara analogia da obra com passagens da Bíblia deixa seu caráter literário ainda mais rico, e a história ainda mais emocionante.

Mas a terra de Nárnia é uma coisa impressionante. E o livro, realmente, me fez viajar até lá.

Pés de puxa-puxa, animais falantes, faunos bonzinhos, filhos de Adão e Eva, e o temido e amado (sim, esse paradoxo é incrivelmente possível no livro) Aslam, o Grande Leão.

Eu só sei de uma coisa: eu quero ir pra lá A-G-O-R-A-!

E fica como sugestão de leitura pra vocês.

[Estranho, nunca fiz nenhum post com recomendação de leitura. Esse é o primeiro! Talvez porque o livro seja, indubitavelmente, fera!]

3 comentários:

Alice disse...

Realmente, não dá pra parar de ler as Crônicas. Não dá pra pegar em época de provas, porque daí complica. Eu li a história uns três anos atrás, e A-D-O-R-E-I.
É um dos poucos livros cuja versão cinematográfica segue a mesma linha da história. Até "O Prícipe Caspian" saiu parecidinho.
Quando conseguir uma passagem pra lá, me avisa! =)

LADY D. A. disse...

concerteza o livro é um maximo mais algumas historias nao tiveram muita emoçao
tipo a primeira

LADY D. A. disse...

concerteza o livro é um maximo mais algumas historias nao tiveram muita emoçao
tipo a primeira