Para o Tudo de Blog
Uma sociedade sem regras acaba se tornando auto-destrutiva. Pior ainda se as regras se adaptarem à anarquia. Ontem, na Holanda, legalizaram as drogas. Hoje, o sexo livre. Amanhã, o que mais? Seria isso uma prova de que o ser humano não tem limites, e de que não há outra forma de refrear o seu lado animalesco que não seja concordar e legalizar o que quer que seja?
Não confundamos a liberdade com a libertinagem. Nem tudo o que se quer fazer instintivamente é conveniente para nós. Todo ser humano precisa de regras, caso contrário, seria capaz de matar uma pessoa, destruir uma família, ou acabar com a própria vida! Não estou exagerando. Nem sempre vale a pena satisfazer as vontades e os caprichos do nosso Id, o "eu animal", pois, muitas vezes, ele pode nos levar a fazer coisas nada convenientes. Para isso, temos o nosso Superego, o lado racional, negociador, que nos faz impôr limites e regras no mínimo sensatos.
Nós precisamos de regras para viver em sociedade. Precisamos também nos adaptar a elas, e não o contrário. Isso seria um tantinho egoísta. Somos mesmo tão "grandinhos" assim para saber o que é bom para nós? Sabemos que não. Regras são necessárias; se não as seguirmos, perdemos o jogo. E, se todos resolvessem mudar as regras do jogo, o verbete "liberdade" perderia totalmente seu sentido, pois ficaríamos presos a uma libertinagem irresponsável e nada agradável, como num circuito de trânsito sem sinalização, irrefreável, que acaba em "crash".
4 comentários:
Gostei muito do post!
E também acho que nós seres humanos precisamos sim de regras... pois senão existirem como vamos ficar?
Muito bom mesmo!
beijos...
Oii amor, perfeito isso que você escreveu, e isso que liberaram lá na Holanda hein!?
Talvez se liberassem aqui no Brasil nada, definitivamente nada iria para frente né!? :P
imagina se a população decide fumar maconha :/ crack...
beiijo ;*
"Não confundamos a liberdade com a libertinagem"
Sábias palavras cara, muito original, mas acho q aqui no Brasil a única diferença se essa lei fosse realizada é que todo dia seria Carnaval. ;)
Oii, meu nome é Patrícia e tenho 15 anos (: ...descobri seu blog na sessão "Tudo de Blog" na Capricho sobre estar na moda...
Enfim, vim lendo todos os seus posts até este aqui por enquanto e achei muito interessante e gostaria muito de saber se poderia utilizar o seu texto como complemento a minha apresentação de filosofia que fala sobre cidadania, liberdade e libertinagem.
Obrigada pela atenção.
Beijos*
Postar um comentário