quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A culpa do silêncio

Certas verdades são mais fáceis de se dizer às pessoas erradas. Certas liberdades são mais facilmente tomadas quando a intimidade ainda não aflorou. Porque, acredite, intimidade, por vezes, afasta muito mais as pessoas do que as une. É muito mais complicado dizer verdades perigosas olhando nos olhos de quem conhecemos, do que dizer qualquer coisa-à-toa para quem não faz, assim, tanta parte das nossas vidas. E o orgulho nos sufoca, e se torna difícil preencher o silêncio com tudo aquilo que deixou de ser dito. Há sempre um "mas", um "porém", um "talvez", um "não". E o tempo passa, e as pessoas vão se afastando, e a chama vai esmaecendo cada vez mais. E o que sobra do incêndio são dois completos desconhecidos; um ao outro, e a si mesmos. Tanta coisa muda, acontece, se transforma. São dois planetas estranhos, são dois corações doloridos (ou tão-somente indiferentes, frios). E tudo aquilo que viveram, e todo o resto que poderia ter sido vivido, parece que nunca existiu. Que já não faz sentido.

E o tempo vai passando, impassível e cruel. E continuamos a agir como se nada mais tivéssemos a dizer um ao outro, como se nada jamais tivesse sido dito, como se nada tivéssemos sentido. E seguimos nossos caminhos, como se faltasse alguma coisa, nos recusando a aceitar que a culpa foi do silêncio.

4 comentários:

Jenny Rugeroni disse...

Olá amiga!!! Puxa, entendi exatamente o que vc quis dizer nesse texto... Há alguns anos escrevi um poema que falava sobre intimidade, mais ou menos assim: os segredos inconfessáveis de minha alma / são fáceis de contar para os estranhos / mas quem vive do meu lado todo dia / nada sabe a respeito do que eu sinto / de que adiantam as dúvidas / que alimentas sobre as coisas que eu te digo / se o poder que eu te dei sobre meu corpo / não consegue aprisionar meu coração / e por que te atormenta o meu silêncio / se ele é muitas vezes, simplesmente / um não ter o que dizer...
Enfim, intimidade é muito difícil de se conseguir, afinal projetamos no outro as nossas expectativas, e nem sempre é tudo como imaginamos...
Beijos...

Thamy disse...

É o que acontece quando se namora com mais de um cara..Luly!
Luly, ficou ótimo o lay! Adorei mesmo.
Beijão, minha colega tudodebloguete

Erika Fonseca disse...

Nossa Luly seu blog é lindo eu amei o texto, realmente a intimidade é algo que poderia ser boa, mais se torna um obstáculo.

Luciana disse...

Caraca Luly, que texto lindo!
Não é a primeira vez que admiro o que escreve, há um tempo atrás usei um texto seu para resumir o que sentia e mais uma vez me identifico de novo... Realmente o tempo é implacavél e as vezes só sobra a indiferença... estou passando por uma fase dessa, embora ainda o ame... Minha indiferença grita!

Beijão.