sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Ócio (ou como o chato pode ser divertido)


Mais um feriado sem ter o que fazer. Eis o mal do ser humano: a insatisfação. Anseia-se por uma folga e, quando ela chega, reclama-se do ócio por ela proporcionado. E aí o sujeito começa a rolar de um lado para o outro na cama, entrar freneticamente na Internet, ou dar longos e irritantes bocejos. Os amigos? Viajando. As atividades? Canceladas. As tarefas do cursinho? Já fiz todas. Então... o que sobra para fazer?


Isso mesmo: NADA!


Sonhei tanto com este momento, de poder descansar, de ter umas mini-férias só para mim, de jogar o dia inteiro fora me acabando de dormir... Mas quem disse que consigo?! Acostumei-me demais às ocupações seculares. Já dizia o rei Salomão: "é como correr atrás do vento". E, nos dias mais ociosos, onde não há vento nenhum para contar história, procuramos desesperadamente por um ventilador.


Afinal, como comprovar minha tese? Como o chato pode ser divertido?


A resposta é simples. O ócio deveria ser muito mais aproveitado por nós, não como mais um dia comum, ou mais uma oportunidade corriqueira de arrumar a papelada do escritório, ou estudar para o vestibular. Afinal, isso é o que fazemos todos os dias! Temos que considerar os feriados como "mini-férias" e aproveitar para morgar o quanto for possível, fazer uma viagem, ler um livro ou dançar sozinho no quarto. Nada pode ser tão chato e rotineiro quanto um dia comum.


Por isso, siga o "Carpe Diem" com toda a sua essência e APROVEITE O DIA!

3 comentários:

Tatiana C. Mendes disse...

Louise existe um livro muito interessante, “Ócio Criativo” de Domenico De Masi. O ócio na realidade deveria ser um período de criações, produtividade mesmo. Geralmente em nosso “tempo ocupado” estamos fazendo coisas que nem sempre nos dão muito prazer, talvez nem sejam nossas maiores vocações, logo o tal ócio poderia ser utilizado justamente para lapidar, deixar despertar as vocações latentes. Um charme seu blog, obrigada pela visita feita ao meu. Até breve!

Danilo Moreira disse...

Vc disse tudo, o ser humano nunca ta satisfeito com nada.

Mas é aquela coisa, em dias assim eu pelo menos costumo arrumar as bagunças do meu quarto ou fazer algo q eu nao faço há mto tempo como ler alugm gibi antigo ou alugar algum filme.

Bjs!!! Gostei do seu blog!!

-----------------------------------
http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.

Novo texto: Portugueis
-----------------------------------

Zanfa disse...

Pois é, quando se tem tempo não se faz nada. Quando não se tem tempo, reclama-se que nada podemos fazer.

Vai entender, né?