quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Yo-ho-ho, e uma garrafa de (CD)ROM


Para o Tudo de Blog
Todo mundo fala que pirataria não presta, que é errado, que é feio, e toda aquela farrinha politicamente correta. Teoricamente, muito bom, e eu concordo que as coisas deveriam funcionar assim. Mas vamos, agora, à prática e às nossas reais necessidades. Sou estudante universitária, e vocês sabem como é faculdade: temos que tirar uma pilha de xerox a cada aula, e, não, certamente ninguém foi até autor nenhum pedir autorização ou direitos autorais nenhuns para que eu pegue o meu lindo diplominha no fim dos quatro anos. E, até lá, o que faço eu? Compro todos os livros que eu for usar, mesmo que seja apenas um trecho deles? Ou vou até a biblioteca mais próxima e carrego oito livros todos os dias para casa, acentuando minha escoliose? Não estou querendo dizer que direitos autorais não valem nada, pelo contrário, ou que eu apóie que as coisas devam ser mesmo assim. Mas, convenhamos: a realidade é outra. Que atire a primeira pedra aquele que nunca baixou a única música legal daquela banda, para não ter que comprar um CD inteiro, ou que nunca assistiu a um filme que está em plena exibição nos cinemas. Me engana, que eu gosto!

13 comentários:

Jota disse...

ta certo as coisas oriinais hj tao muito caras

Márcio Ribeiro disse...

Também faço faculdade, e no curso de direito, são livros e mais livros, seria impossível de comprar todos os livros que preciso para fazer pesquisas, apelo para o xerox, muito mais fácil e economico.

Politicamenente incorreto? Pode até ser, mas mais incorreto é não estudar-mos.

Parabéns pelo post, foi excelente.

http://comideiaseideais.blogspot.com

greatdj disse...

Eu já baixei muitos discos, mas por dois motivos:
1) cada disco aqui na cidade é no mínimo 30.00.
2) tem muitas bandas que eu não sei como é, aí eu baixo para escutar.

Agora abriu uma loja na cidade que tá vendendo discos até baratos e eu vou lá dar uma olhada e compro.
Acho mais justo.

Antes, no meu blog eu colocava os links para baixar, aí eu pensei que estaria ajudando a pirataria, aí tirei os links.
Quem quiser baixar, sabe onde procurar.

dbaskt disse...

cara pirataria é democracia cultural....esses merda que fica protegendo essas corporações e fica passando essas idéia de que pirataria é errado...

abraço!

www.locupletado.wordpress.com

Thaíssa Vasconcelos disse...

Ah! Concordo com você!!!
Houve um tempo em que os preços dos cds era quase absurdos, hje eles ja maniraram um bocao depois do acesso às musicas pela internet principalmente...claro, direitos autorais é importantíssimo, mas a realidade do Brasil é bem outra.

Leonardo disse...

Eu sei que pirataria é crime...
Mas quem resiste assisti a um filme ou ouvir uma musica de graça?

Abraços!

Márcio Ribeiro disse...

Como eu ja tinha comentado anteriormente, vim pra agradecer sua visita em meu blog, e dizer que concordo quando você disse que a torcida precisa ser mais humilde.

Hoje em dia, não existe mais favoritos em certas modalidades, incluindo o futebol e o volei, onde esperavamos trazer medalhas de ouro tanto no masculino quanto no feminino.

Parabéns pelo blog, ta lindo, e suas postagens são de elevada inteligencia.

binhu disse...

Pirataria = Emprego, economia, divulgação em massa... Quer coisa melhor?!

http://calangotorto.blogspot.com

Abraços

ॐRose♫ disse...

Oi!!!
Concordo com o que vc disse!!!
Na verdade, não considero como pirataria as cópias feitas para consumo pessoal... pirataria para mim é quando há comercialização.
Tudo bem que eu entendo que os profissionais precisam receber pelo que fazem mas a divulgação na internet também não é de todo ruim,faz com que o trabalho do artista se torne conhecido por mais pessoas... ajuda na divulgação.
Na música, por exemplo, facilita à todos a conhecerem o trabalho do artista fazendo com que mais pessoas vá aos shows... Há quem prefere pegar as músicas na net para poder investir nos shows... enfim, de uma maneira ou de outra, o dinheiro acaba entrando... não há o que reclamar.

Lorii disse...

Muito legaal isso !
obrigada pela visita !
bjos

Elton Rosa disse...

Mas tu esqueceu d eum detalhe... Copiar parte de um livro pra faculdade não é ilegal não! Até pq nossos professores não seriam loucos d emandar a gente fazer algo de ilegal né?! Ilegal é copiar todo livro, mas enfim... aos poucos até em paises como os EUA já estão começando a ser repensando os direitos autorais, é uma questão polêmica, hj somos universitários, apenas adolescentes que baixam músicas e tal... Mas amanhã seremos nós os produtores e aí?

michellniero disse...

Acredito que estamos numa fase de transição. Em breve, todo este sistema capitalista terá de entregar os pontos em relação à pirataria. Trata-se de uma mudança cultural e de caráter viral, algo que nenhuma lei consegue proibir.

www.opatifundio.com

Débora disse...

Adorei o comentário. Realmente ninguém toca nesse assunto das universidades...sem contar os inpumero "trabalhos" que muitas vezes também "pirateiam " as idéias de outros autores e todo mundo faz de conta que nada acontece...rsrs
Muito bom!
Uma abraço