terça-feira, 17 de março de 2009

De Platão a plágio

Para o Tudo de Blog

Os conceitos de "original" e "cópia" são muito relativos. Toda invenção é inspirada em algo ou em alguém: uma necessidade, uma tendência, uma ideia que partiu de determinada situação. Toda cópia se torna original a partir do momento que se dá uma cara nova a ela - cara nova que foi inspirada em alguma outra cópia. Desde Platão, costuma-se que tudo nessa vida não passa de uma cópia imperfeita do chamado "mundo das ideias" - a grande "inspiração" para o nosso mundinho, que não passa de um rascunho malfeito, uma sombra na parede. Antes que meu cérebro desse um nó com essa filosofia toda esquecida na gaveta do colegial, pude perceber que, num paradoxo maluco e, aparentemente, ilógico, não passamos de "cópias originais" uns dos outros. Cópias, porque somos influenciáveis. Originais, porque somos capazes de influenciar e questionar as influências. É hipocrisia falar que não seguimos padrões, e o conceito be yourself traz implícito um comportamento pré-determinado, politicamente correto e já convencionado. O objetivo do original é vender suas cópias, mas é impossível que se queira isso quando o lema é "recuse imitações". Mas mesmo a mais inovadora das ideias não passa de uma sombra do original platônico - o original não passa de um produto de tendências e influências, portanto, é plágio puro!

Acho que ficou meio cult demais. Me empolguei, tá?! =}

Momento "só mais uma declaração de amor": declaro, publicamente e para todo mundo ouvir ler, que eu tenho o namorado mais FOFO desse mundo, melhor que vampiros ou príncipes encantados! Ygor, se continuar a me fazer surpresas fofas com essa frequência, vai me matar do coração ou, no mínimo, de desidratação. Amo você!

6 comentários:

Marcela disse...

É claro, para ser plagiado, basta ser você mesmo. Aliás, o que para alguns é ausência de criatividade, para outros não passa de uma atitude normal, tomada com a intenção de simplesmente ser/pensar/criar alguma coisa; onde a cópia nada mais é que uma questão de "sobrevivência" para quem sofre da tal ausência de criatividade. Coitadinhos. E o pior é que ninguém nesse mundo escapa, né? Quem é que nunca copiou? Talvez para alguns seja necessidade mesmo. E confesso que eu estou morrendo de inveja de você. Valorize o seu namorado, porque homem hoje em dia tá difícil! OAIUHDOAIUD Adorei o post. Um beijão ;*

αnnε cαrolinε ! disse...

LULY, VI A CAPRICHO *-*
Nossa amei suas ideias demonstradas no post, realmente o mundo influencia e todos nos caimos na rede dos influenciados, agora temos que canalizar sobre. Somos sim infçuenciados, mas talvez a voracidade das pessoas '' do aparecer'' as destaquem mais que as outras , ameei, ameei. Parabens e sorte no amoor (:

Beijooo :*

Sam disse...

E escrever bem agora é cult?
hahahaha

Eu tenho essa capricho, lalalá ^^

beijocas e parabéns

Milena Buarque disse...

Vi seu blog na Capricho.
Adorei o texto, bom demais.

E as músicas da playlist são ótimas!
Beijos,
Mi.
;*

JoJo x disse...

MULHER O QUE SAO SEUS TEXTOS ?
já li tantos deles na capricho !
parabéns, você escreve muito bem, !
adorei seu texto, e concordo todos n´so somos cópias e originais !
bjsmeliga *

ACM disse...

Gostei! O único mérito maior que enxergar o óbvio é fazer com que os outros também o enxerguem!