terça-feira, 3 de março de 2009

Identidade secreta

Para o Tudo de Blog

Capricho pergunta: o que você postaria se estivesse no... anonimato?

Ninguém vê meu rosto por trás desta capa, desta máscara, desta tela. Já sou anônima por tabela, e nada do que eu disser poderá ser usado contra mim, nem tenho o direito de permanecer calada. Quem pode me julgar pelo que eu disser? Você nem sabe quem eu sou, eu nem sei quem você é. Eu apenas convocaria todos os covardes e oprimidos a saírem à luz do dia e dizerem tudo o que não têm coragem de dizer. Eu diria para pararem de caçar preconceitos em cada palavra e atitude, para que se possa alçar vôo rumo à liberdade propriamente dita. Eu diria para quem quisesse ouvir (e quem não quisesse, não fosse por isso, que escutasse também) o que ninguém tem a audácia de afirmar. Ousaria ser a única a erguer a mão perante um questionamento dizendo o que penso. Escancararia a demagogia opressora que encobre os sentimentos das pessoas, que não são tão verdadeiras como idealizam os falsos finais felizes. Faria protestos realmente ÚTEIS, por causas de fato nobres, para tentar mudar alguma coisa, não para mostrar o quanto posso ser boa. Pararia de me conformar com o mundo do jeito que está: tentaria mudá-lo, nem que fosse necessário carregá-lo em meus ombros. Seria uma rebelde com causa, a causa da verdade, da justiça, do amor sem falsidade. Faria das palavras remédio e solução, algum dom divino, missão de mundo. Mas não passo de uma super-heroína tentando salvar a humanidade, escondida sob uma identidade secreta. Anônima, incógnita, fictícia, irreconhecível. Se eu pudesse só dizer... mas só penso, minha sina.

Ouvindo Full Moon - The Black Ghosts (Twilight Soundtrack)

Um comentário:

Marcus Alencar disse...

Adorei o titulo do seu post, ainda mais por tratar de um assunto tão pertinente e comum do universo dos super-heróis, que eu acompanho bastante. Mesmo que, atualmente, o conceito de identidade secreta entre esses personagens esteja aos poucos se perdendo. Não importa, o que vale é o exercicio de imaginar o que (e como) fariamos justiça com máscaras e identidades novas. Nossas atitudes certamente seriam diferentes pois estariamos condicionados uma nova forma de agir mais livre e até ilimitada.
Algo parecido ocorre com o anonimato em posts de blogs, têm-se a liberdade de falar o que quer, muitos a usam como oportunidade para serem grosseiros e ofensivos através de palavrões e outros preferem ser enigmáticos.