sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pizza, circo e a palhaçada toda

Ontem, criei uma coragem absurda e assisti o JN, que é mais sensacionalismo e manipulação do que notícia e imparcialidade. Claro que seus jornalistas se justificam, dizendo que querem mostrar "todos os lados da notícia". Certo, se eles não resolvessem ir tão a fundo, a ponte de revelar até as "entranhas" da notícia - o que inclui, é claro, muito sangue, dor e gritos, e pouca coisa que se aproveite. Mas vá lá.

Engraçado como não falaram quase nada da gripe do porquinho. Senhor Ministro da Saúde, o senhor não tá escondendo nada não, né? Ah, imagine. Honestidade em primeiro lugar, principalmente quando tem gente morrendo, não é mesmo?

Para começar, lá vem o Lula lavando os tentáculos as mãos de novo. Primeiro, ele diz que o sarnento Sarney está sendo perseguido (lógico, quem é que pode questionar a integridade de um político latino-americano, especialmente no Brasil, onde para tudo se dá um "jeitinho"?). Então, quando vê que o povo não é tão burro quanto aparenta ser, e que a pressão não é de brincadeira, tira o corpo fora (já que isso deu certo com o mensalão, lembra?), dizendo "não fui eu quem botou ele lá, então o Senado que se vire!"

E como é que reelegem um cara desses, alguém me explica?!

Ok. Teve o horário político. Agora, na tela, brilhava sua arquiinimiga de urnas, Bela, a Feia Heloísa Helena, do Pinho Sol PSOL. Certo, ela seguiu à risca a cartilha populista, muito utilizada por essas bandas. Claro que ela está longe de ser uma Evita Perón, já que, amïgue, o que são essas roupitchas, esse cabelinho, essa careta e esses quatro-olhos?! Isso é um assassinato fashion!! Eu JAMAIS, amïgue, se eu fosse teu relações públicas, te deixaria sair na rua (quanto mais na televisão) vestida desse jeito, meu bem. Isso é um pecado! Sei que você quer mostrar que é "do povão", mas o que o povão quer ver é gente bonita ou, no mínimo, apresentável (se bem que a Garota Melancia não é nenhuma das duas coisas, e o povão curte, vai entender).

Tudo bem, até aqui, já estávamos acostumados com o seu, hã, jeitinho. Mas olha, quem foi que escreveu aquele discursinho utópico e vazio que você disse ontem? Eu me lembro de uma frase, mais ou menos assim: temos que punir os corruptos que chafurdam na lama e no esgoto da corrupção. Acho que ela queria que eu chorasse e me ajoelhasse na frente da TV, só pode. Só sei que ela falou, falou, falou e falou (usando construções poéticas um tanto piegas), mas não disse absolutamente nada que prestasse, ou nenhuma novidade. Depois, seguiram seus correligionários, dando total apoio (e usando as mesmas espécies de roupitchas em tons pastel). Suspirei, torcendo para que o povo tenha o mínimo de bom senso para a próxima eleição (eu e minha ingênua esperança patriota. Imagine se eu tivesse nascido em solo brasileiro).

Quando achei que a palhaçada toda já tinha desarmado o circo, me aparece Barack Obama voltando atrás numa declaração (nada sutil, devo dizer) sobre o quanto desaprovou a atitude dos cops americanos em relação a um cidadão que, segundo o tabloide jornal, havia sofrido preconceito racial. É o jeitinho brasileiro fazendo escola mundo afora. E, para fechar com chave de ouro, Obama convida os envolvidos no rolo para tomar uma cervejinha - e discutiram marcas e qualidades de cerveja, e blá-blá-blá (por que não beberam uma Duff?). É, o Tio Sam tá entrando no samba! Nada como uma cervejada para afogar as mágoas e recentimentos, hã? Estamos chegando bem perto da tão almejada paz mundial.

Pois é, ver o circo pela TV foi até que bem tragicômico. Já que o povo se contenta com isso, por mim, tudo bem. É a política do pizza e circo. Pizza é meu prato favorito, e é assim que as coisas acabam por aqui.

É por isso que eu amo o Brasil.

***

Em tempo: faz um tempinho que tá rolando um boato de que o Lula vai virar blogueiro. Será que é ele mesmo quem vai digitar, com seus nove dedos, todos os relatos de suas viagens carésimas e i-nes-que-cí-veis?

***

Agora, uma bronca em alguns comentaristas: se veio aqui fazer propaganda do seu blog sem deixar nenhum comentário sobre o meu blog, enfie seus dez dedinhos no bolso e Alt+F4. Não perca seu precioso tempo, porque, você sabe, meu bem: time is money.

xoxo

L.

4 comentários:

J. disse...

Ami o textos. Politica e politica será que alguem dia vai ter jeito?
bjbj
J.

Atanervo disse...

Mas essa Heloísa Helena não é meio um Dejavu... Acho que já aprendi algo sobre essa cena de andar mal vestido... Bom, parece que dessa vez não tá dando muito certo.

Não dá muito certo colocar alguém do povo lá se o Povo também é corrupto. A corrupção não vem só lá "de cima" não, passa da classe alta, percorre a classe média e se esconde na baixa.

Sam disse...

Jeitinho brasileiro é uma coisa contagiante. Obama aprendeu, a Cristina, da Argentina e o presidente da Colômbia que eu não lembro o nome também.

A Heloísa Helena me cansa. Ela tem um discursinho tão repeteco! Se ela fosse eleita (Deus que nos livre - se bem que, se tratando de política brasileira, posso duvidar de que isso não aconteça) ela iria ter a mesma posição do nosso querido molusco.

Amei sua crítica, Luly!

* tem selinho pra você no meu blog.

Beijos

Filomenas disse...

Luly, infelizmente a mídia não tem liberdade nenhuma no nosso país. Escolhi o jornalismo com uma idéia da profissão e me formei com outra. Todas as mídias são compradas por políticos, pela política e assim nunca haverá a imparcialidade que tanto se vende por aí.

Cabe aos leitores/espectatores filtrar e tirar a verdade

beijos