segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Eu e meu violão

*Foto: eu, na Holambra Feest 2006 - tocando a música "Uma canção de amor pra você", do Catedral.

Eu não sou, assim, uma violonista de primeira. Odeio pestanas, mas faço. Tenho preguiça de dedilhar sem palheta, que eu tenho mania de grudar na testa. Já tentei fazer um blues, mas não deu muito certo. Mas vai sair, ah, se vai! Meu violãozinho velho me ajuda um bocado a compor minhas músicas, e ocupar a cabeça.

Um dia (daqueles de chuva, melancólico até, que você tem vontade de se debruçar na janela e ficar pensando na vida, no melhor estilo melodrama de filmes românticos), eu peguei meu violão, e comecei a escrever. Fiz uma música chamada "Solução", no melhor estilo pop rock.

É, dá pra fazer música de tudo. Mas dá uma preguiça danada de passar da quarta casa com os acordes... Entretanto, com os acordes mais básicos e uma meia dúzia de pestanas, já consegui compôr uma porção de músicas. Eu componho, escrevo e canto desde meus 8 anos, mas peguei o violão há cerca de 1 ano. Sempre me dediquei mais à voz, mas é sempre bom um compositor saber tocar alguma coisa. E isso tem me ajudado bastante.

Quando estou trancada no quarto com meu violão, detesto ser interrompida. Sei lá, parece que estou inventando um mundo novo ali, a sós com ele. Nem toco tão bem assim: toquei em público poucas vezes, e não gostei nadinha... Acho melhor só cantar mesmo. E tocar violão para mim mesma.

Às vezes, meu violão reclama: dá uma desafinada, ou a nota não sai, ou a cifra não bate com o meu tom. E a gente tenta se entender, entre sustenidos, bemóis, menores e batidas. Quando sai uma música, meu caro, é sinal de que a gente entrou num acordo (ou será num acorde? rsrs). Espero pôr, em breve, o resultado disso no myspace... hehehe

24 comentários:

Elza disse...

Linda, linda, linda
Acho maravilhoso mulheres que tocam violão.
Meu pai também toca, mas eu, infelizmente, não toco nem campainha...

Parabéns, e sucesso sempre!!
Amei seu blog

www.donadecasaquasedesesperada.blogspot.com

Ninguém disse...

Também sempre me dediquei mais a voz! Eu e o violão ainda não nos entendemos, mas um dia a gente chega lá!
Vou ficar feliz em escutar uma das tuas composições!

Rafaela Martins Namorato disse...

como uma aprendiz de jornalista, já em fase de formação e acabamento posso dizer uma coisa: ADOREI TEU BLOG!!!!

Muito bom mesmo... Parabéns!!!!

Wallacy disse...

Primeira vez por aqui e gostei muito do teu blog! Também pensei em fazer jornalismo mas agora estou decido a fazer letras, que sabe num futuro próximo... xD

Eu tbm toco violão, mas sou ao contrário de você, gosto mais de tocar, inventar arranjos e acordes, do que cantar, até pq minha voz não é lah muito bonita, hauhauah

Bjo!

Allan disse...

music music and music!
Música é uma coisas assim... linda por que DEUS a criou, primeiro para que louvassem a ele.
E uma arte qu expressa o mais intimo do nossso ser...
Parabéns!! muito bom! contibue sempre essa execelente musica

Jul!o disse...

Sempre quis tocar violão, mas..acho que minha cooodenação motora impede ^^
Parabens...jah tens alguma mp3 na net pra download?

Thiago Pacheco disse...

adoraria bsaer tocar violão, mas n tenho a minima noção, sei tocar gaita e mesmo assim n sou tão bom!

espero ver seu cd no myspace...

ah... meu endereço no myspace:
http://myspace.com/ajairon

Tyler Bazz disse...

Eu me peguei com um violão por um tempo... mas eu sou pouco persistente, e faltava tempo... não aprendi nada. u.u

Nério Júnior disse...

Violão?!?! Ah! Como eu quero aprender tocar! Quero ouvir vc tocar!

Boa semana!

Bernardo Lima disse...

maneiro...
se saísse o blues ia ficar show msm...
sucesso pra ti!
bj!

Sam Dy Murphy disse...

Foto linda e texto interessantissimo.

Maiara Mascarenhas disse...

http://www.youtube.com/watch?v=GOOjQgUyKVs

"Meu refrão" - Chico Buarque/1965

Quem canta comigo
Canta o meu refrão
Meu melhor amigo
É meu violão

Já chorei sentido
De desilusão
Hoje estou crescido
Já não choro não
Já brinquei de bola
Já soltei balão
Mas tive que fugir da escola
Pra aprender essa lição

Quem canta comigo
Canta o meu refrão
Meu melhor amigo
É meu violão

O refrão que eu faço
É pra você saber
Que eu não vou dar braço
Pra ninguém torcer
Deixa de feitiço
Que eu não mudo não
Pois eu sou sem compromisso
Sem relógio e sem patrão

Quem canta comigo
Canta o meu refrão
Meu melhor amigo
É meu violão

Eu nasci sem sorte
Moro num barraco
Mas meu santo é forte
E o samba é meu fraco
No meu samba eu digo
O que é de coração
Mas quem canta comigo
Canta o meu refrão

Quem canta comigo
Canta o meu refrão
Meu melhor amigo
É meu violão

Camila disse...

muito linda vc!


parabéns pelo talento

bjOO

tudu di bom pra vc


http://merlimopirata.blogspot.com/

FALSA REALIDADE disse...

mando bem....
nao deixa de ser uma arte q requer muito estudo e empenho....

www.falsarealidade.blogspot.com

Fashionista Butterfly disse...

Adorei o visu novo do seu blog.

Toca violão, canta, compõe, se chama Louise [sempre brinquei usando esse nome], quer ser jornalista...menina você é o que eu era nas minhas brincadeiras de criança.rsrsrrsrs

Beijo.

Zanfa disse...

Tá ai uma coisa que eu não sei mas gostaria de aprender, tocar violão. =p

Ramon Mulin disse...

Nossa...também tenho um violão e ele é uma de minhas paixões!

Legal o blog, parabéns.

ღ mey ♥¨`*•.¸¸.•*´¨♥ღ disse...

oi Luly!
adorei seu blog, menina!
mt bom heim!!
espero que visite o meu, e goste tbm... escrvo sobre musica, cinema e livros... bejaum

Leandro Merlllin disse...

Hehehehehe

Pois eh, realmente a música é uma dádiva. E posso dizer que a mesma é algo presente na minha vida. . . Tendo meu irmão e meu pai como músicos (e minha mãe como uma exímia artista multimídia, vale ressaltar. . .) eu fui o único que descambou pra dramaturgia... - Será que eu fui adotado???? - xD

Parabéns por tudo que tem feito, Milady. Minhas sinceras congratulações, mesmo!

Beijão!
Leandro Merlllin
http://olhardesaldejack.blogspot.com/

gaspar bezerra disse...

parabens pelo blog

Osmar Mesquita disse...

Nossa muito linda moça..
meus parabens pela sua beleza rsrs

nao e cantada viu...
seu blog ta show parabens..
bjuxxx


http://bombadigital.blogspot.com

Everaldo Ygor disse...

Olá... Já toquei violão e contra-baixo, hoje apenas recito meus poemas por ai... Mas, a arte de tocar, experimentar é solitaria e mágica, logo mais vai tocar em outros palcos ai o aprendizado se completa e reinicia...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

César Fernández disse...

Como você é linda O_O

Vai fazer sucesso, com certeza :)

Noite disse...

Por vezes o importante é deixar a alma fluir, quem sabe não se funde com a alma detrás do seu violão!