domingo, 20 de janeiro de 2008

Rua América do Sul


Dia nublado, nuvens carregadas. Asfalto. Calçadas. Casas. Muros. Grades. Postes. Vidas. Histórias. Esta é a rua América do Sul.

Oito passos adiante, um aceno ao velho verdureiro ("'Bas tarde!" - exclamava). Meninas fofocando no muro (será que não tem o que fazer?!). Acho que escutei alguém fechando a janela. Muxoxo. Bah, bobagem!

Casa da Mãe Joana. Um beijo estralado no portão. Pega-pega, roda-pião. "Ah, muleque!", grita a dona Genoveva para o netinho peralta. "Pamonha, pamonha, pamonha".

Droga, desamarrei os cadarços. Vou ter que agachar. Ué, quem é aquele cara? Parece que nunca o vi aqui na rua... Bonitinho, hum... Nossa, o que a Ju tá fazendo ali com ele?

Pronto, acho que, agora, não desamarra mais, dei nó cego. Que cheiro de pão... Vou dar uma passadinha no Empório, ver o que tem de bom. Sonho de goiaba!! Ah, droga, hoje é segunda, dieta. Por que será que dieta sempre começa na segunda?

Olha lá, o Guga passou de carro! Será verdade que ele passou as férias na Índia? Espero que tenha cortado aquele cabelo... Aliás, preciso dar um trato no meu. Será que arrisco a tintura? Hum, melhor não.

Ué, será que tá garoando? Parece que senti uns pinguinhos... Ih, tá mesmo. Vou ter que dar no pé. Será que chego em casa a tempo? Peraí, por que estou me fazendo tantas perguntas? Até parece que nem conheço esta rua! Ou que esta rua não é a mesma de ontem, nem será a de amanhã. Tanta coisa acontece por aqui... Será que a vida acontece? Sou eu quem saiu do lugar, ou é a rua que penetrou na minha carne?

Eu devia ser filósofa, ou analista comportamental. Imagine só, agora deu pra ficar fazendo auto-análise! Sossega, Catarina, sossega! Melhor correr, que a chuva tá engrossando!

31 comentários:

young vapire luke lestat disse...

Gostei do texto ......

pricipalmente do cheiro de pão ......
tem cheros e sons que nos arremessa direto para longe......


[]s L.Sakssida

rodrigocherene disse...

faço isto sempre

rsrsrs

paz

Bruna Battirola disse...

Bem legal, adorei seu texto...

visite meu blog,
http://felizanovelho.blogspot.com

Abraço...

Ricardo Cazarino disse...

Bacana teu texto...

Leandro. disse...

olá jornalista teen!
obrigado pelo comentário.
vou voltar aqui mais vezes.
temos algumas coisas em comum como o rock n' roll e o cristianismo (ultimamente to com umas idéias estranhas mas sou cristão rere).

Adorei o post também!

beijos.

Tatiana Lazzarotto disse...

Oi, Louise.
Para quem se intitula "Futura jornalista", parece q vc leva jeito.
Sou jornalista e formada em Letras tb.
Adoro escrever e também ler. talvez por isso, gostei tanto da sua observação da realidade externa misturada com impressões subjetivas. Gostei da forma como vc escreve, de fazer o tempo da sua narrativa transcorrer de forma psicológica e não cronológica. Enfim, parabéns. abraço, Tatiana
www.tatilazz.zip.net
www.mulheresdeathenas.blogspot.com

Tatiana Lazzarotto disse...

Ahhh... Outra coisa.
Minha teoria é q as dietas começam na segunda pq é o dia mais distante do final de semana. então, são pelo menos 5 dias de moderação, no mínimo, até correr o risco de cair em tentação. hehehe

Danilo Moreira disse...

Lindo texto.

Pena que as ruas mudam. Algumas normalmente ficam mais cinzas e petrificadas, assim como as pessoas q com o tempo vão passando nelas.

Adorei o blog e a foto do seu perfil. To te linkando nos meus Blogs de Cabeceira, ok?

Tb farei jornalismo esse ano...rsrsrs

Abçs

----------------------------------
http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.

Novo texto: O Tribunal
----------------------------------

Roberta Najar disse...

hueheueheu..

texto bem criativo, com certeza se sáirá uma ótima jornalista, escreve bem. Tem facilidade com as palavras. Texto bem divertido e realista sempre me pergunto tudo o tempo todo. hehehe

beiju!

Geovani Victor disse...

11° desculpa esfarrapada =]

Admito que quando vi o nome do blog 'jornalista teen' eu a subestimei...

Mas, depois de ler, vi que estava enganado. ótimo texto

Zanfa disse...

Ai, se minha rua falasse, quantos segredos ela revelaria!

xD

blog disse...

Para uma jornalista, esse texto está bastante subjetivo.
Mesmo que vc afirma ser ele baseado em fatos, o "jornalismo" aí foi deixado às moscas.
Que bom.

Continue, menina.

Kemp disse...

Texto lindo! Me remeteu ao filme da Amélie Poulain...
Um ótimo dia!

Kemp

Ninguém disse...

Parece mesmo o começo do filme o Fabuloso Destino de Amelie Poulain! Me lembrou também do dia que dei uma olhada na rua em que cresci e vi que ela só existe como é em meus pensamentos e memórias de dias felizes!
É uma bela visão! E um belo texto!!

Por falar em belo, adorei o layout novo!

Carlos Vin disse...

Jornalista subjetiva...

Bacana o teu texto...
A nossa volta o mundo acontece com vários significados, os mais infinitos possiveis...

Um abraço!

Osmar Mesquita disse...

kkkkkkkkkk
a parte do Guga e a melhor uhasuas
muito bom moça...
^^



http://bombadigital.blogspot.com/

Fábio Buchecha disse...

Parabéns! Jornalismo não se limita apenas a listar fatos. Também é descrever e levar o leitor para dentro do texto, como você fez comigo!

=]

Excelente! (elogio de um jornalista para outro!)

___________________________________
TemPraQuemQuer <<< Entra!

Frank Cunha disse...

ushhashuhus
li este texto agora,quando postou no blog pela manhã..
adorei o tal cheiro de pão....
e o começo que fala sobre o verdureiro..
muito bom...
Abraços.
http://polvoloko.blogspot.com/

Dudalak disse...

Bom, pra uma futura jornalista você já está ótima, não tenho nada á reclamar, o texto está ótimo, praticamente vc descreveu o meu dia falando do cheiro do pão, das meninas coxixando no muro
Muito legal
Beijos

Net Esportes disse...

Louise, seu texte esté ótimo, muito legal seu jeito de escrever.... me lembrei de um época que há muito ficou para trás .... !!!! ;)

Krlesk disse...

analisar o comportamento das pessoas, acho que é algo mais complicado que entender o universo.

Roberta Najar disse...

Jah passei aki mais to passando outra vez...

E de novo li o texto e mais uma vez achei interessante e digo novamente que tu tem muito talento.
rs..

beiju!

Renato Freixeda disse...

meu deus do céu
muito bom DE VERDADE

gostei mesmoo

parabéns


abraços

Kemp disse...

Se bem que dias cinzas de inverno são msis propícios para essas sensações... o calor dá uma dose de desânimo na fuça, hehehe

cadaversomente disse...

Ahh, não corre não.
Banho de chuva é sempre tão bom.
:)


E aproveita para comprar uma pamonha, que é bom também.


Beijos.

Metal disse...

Muito bom... Meus parabens... vo vim visitar mais vezes seu Blog!

Bernardo Lima disse...

mt legal a decsrição...
pessoas fofocando, crianças que fazem dela um grande quintal e a cerveja gelada na esquina cmo se espantasse todo o mal...
legal msm...
vlw

Rafael Puime disse...

Muito bom! E essa constante mudança que deixa tudo mais gostoso e melhor!! Gostei do blog!!

Beijoos!

Seu Hélio disse...

Nossa, que legal. Gostei do constante corte das cenas indo e voltando com diferentes personagens reais da rua. Pena que a minha não é assim...

Um abraço

http://www.auquemia.blogspot.com

Everaldo Ygor disse...

Olá...
Dias nublados, por aqui também... Depois visite Outras Andanças, choveu por lá também...
As ruas, palcos de grandes aventuras, faça chuva ou sol...
Aqui sempre é gostoso saborear um conto...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Natyx Lisboa disse...

muuuuuuuuito bom o texto
nossa mto bom mesmo
gostoso de ler...
quanto a esta rua...é a rua de todos os dias de todos nós...
nossa rua..
rua do joaqui,,do zezinho e mariazinha e de todos os codinomes

só espero que esta nao seja mais uma rua sem saida =)

beijaaaoo