quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Afinal, de quem é a culpa?

Texto que será publicado no Jornal do Blog
Por que somos tão dominados por essa estranha e infindável arte de culpar? Tudo tem uma causa, uma conseqüência e, é claro, uma culpa. Ninguém mais responde por si – para tudo há um culpado, e nós atacamos de Sherlock Holmes, lupas em punho, tentando desvendar o grande mistério da humanidade: quem é o culpado por tudo isto?

Isto o quê? Essa desordem, essa catástrofe, essa barbárie que não acaba nunca. Uns botam a culpa no aquecimento global. Esse aí, coitado, é o que mais sofre acusações, da professora de geografia ao leigo que mal lê o jornal. Claro, ninguém faz nada para parar o aquecimento global: ele é irreversível, inabalável, e a culpa é dele, só. Como se ele fosse uma força sobrenatural que se cria sozinha, e nós fôssemos a vítima. Não seríamos nós os pais do monstro?

E tem também o governo. Cada político ladrão. Cada absurdo escancarado. Cada cara de pau sem tamanho. Culpado. E foi o povo quem elegeu. Culpa do povo também. Ainda bem que não fazemos parte desse povo. Ainda bem que não fomos nós quem o construímos. Abdicamos de nossos direitos de cidadãos apenas para culparmos mais um.

E, finalmente, o grande culpado da vez: a crise mundial. Perdeu o emprego? Crise mundial. Gastou mais do que devia? Culpa da crise. Não pode viajar? A crise parou os aeroportos. A crise é vilã, e nós somos os mocinhos, correndo dela como loucos depois que provocamos sua fúria.
Escondemos nossa culpa nas próprias circunstâncias que criamos. E esses fantasmas as assumem, para que possamos nos livrar delas, até que possamos criar outra circunstância para culpar. E essa brincadeira de Sherlock Holmes continua, até que possamos perceber que estamos perseguindo nossas próprias caudas. Elementar, meus caros: a culpa é toda nossa.

2 comentários:

Soraia Alves disse...

Nossa...eu acabei de fazer uma postagem com basicamente o mesmo assunto.

Estranho,rs!

Marcus Alencar disse...

Encontrar o culpado hoje em dia parece ser mais importante do que a solução do problema em si. Uma caça as bruxas sem noção, é exatamente isso que acontece. Admitir os próprios erros é fundamental não só para amadurecimento pessoal mas para o bem do próprio mundo, afinal, nunca é tarde para corrigi-los, sabe, cuidar mais do nosso planeta, usar energia com moderação e contribuir com reciclagem são importante passos ao invés de ficar culpando os USA, o capitalismo, a lista é grande culpados.

beijos, parabéns pelo texto