sábado, 20 de junho de 2009

Jornalistas, não se joguem do penhasco!

Fiquei abismada com o comportamento de alguns jornalistas, estudantes de Jornalismo ou aspirantes a tal, mediante à decisão do STF de não-obrigatoriedade do diploma da profissão. Alguns choraram horrores, outros, trancaram matrícula na faculdade; alguns só faltavam se jogar do penhasco, gritando "my life is over".

Sinto muito se você se encaixa nessas categorias, mas acho que você, realmente, não entendeu e não viu o lado bom da coisa. Está certo que o mercado jornalístico está um tanto saturado e isso pode aumentar a concorrência, mas, ao contrário do que muita gente disse, não acredito que "qualquer zé-mané" possa tirar uma vaga de emprego de quem realmente tem competência para tal. Além disso, ninguém vai desprezar um diploma, pois ele é a prova concreta de que você se preparou para aquilo. Está certo que o mundo profissional é cheio de injustiças, mas isso não tem a ver só com Jornalismo, gente! Acorda!

Estou no segundo ano de Tradução. Essa profissão também não exige diploma para ser exercida. Injusto? Tá, mas eu vou fazer o quê? Desistir por causa disso? Abrir caminho para despreparados traduzirem first time como "primeira hora", Wolverine como "Carcaju" e outros absurdos? Lógico que não - amo o que faço. Além disso, sou estagiária de Jornalismo no jornal do câmpus, tenho experiência de quase dois anos com jornal e me sinto, sim, muito bem preparada. E sei disso. Resta você, jornalista, ter essa convicção também! Você está preparado? Então vá lá e mostre serviço. Porque, se você não o fizer, pode apostar que alguém, diplomado ou não, vai lá e mostra. Seja um profissional, e não um adolescente chorão.

Mas você quer saber o que eu acho? Vou levar pedrada, mas concordo com a decisão do STF. Tenho como base um artigo do Antonio Prata que li há muito tempo, quando ele ainda era cronista da Capricho: ele disse que quem quiser ser jornalista não deve estudar Jornalismo (não estou criticando quem faz Jornalismo, só quero que você entenda o raciocínio dele), no sentido de ampliar a visão de mundo e, consequentemente, de profissão. Isso me ajudou muito na escolha da profissão de tradutora, que é uma paixão, ao lado do Jornalismo. Além disso, tem também o comunicado oficial do Roberto Marinho, afirmando que é muito importante ter profissionais de outras áreas atuando em Jornalismo.

Agora, eu é que pergunto: qual é o problema com isso? Em nenhum momento a profissionalidade de quem tem um diploma foi posta em xeque. Além disso, em qualquer profissão, diploma não significa, necessariamente, capacidade. Muitos jornalistas diplomados são incapazes de distinguir imparcialidade de sensacionalismo. Sabemos que o Jornalismo busca mostrar a notícia com veracidade e imparcialidade. A atuação de outros profissionais na área é algo que contribuirá, e muito, com a melhoria da mídia.

E não se esqueça: medo de ficar sem emprego todo mundo tem. E desde que o mundo é mundo gente sem diploma pega lugar de diplomados. Injusto, mas real. Mas é claro que jornais realmente SÉRIOS não vão pegar qualquer pessoa, com ou sem diploma. Então, que tal parar de se lamentar e seguir em frente?

4 comentários:

Sam disse...

Totalmente apoiada, Luly! Trabalho em um jornal independente e lá, ninguém tem diploma, o que é compensado por muita capacidade e dedicação. Não precisamos de diplomas para provas que somos bons e que sabemos noticiar com qualidade e veracidade. E, sinceramente, fazer faculdade pra ir trabalhar em um destes programas que ficam fazendo showzinhos baratos e sensacionalistas com qualquer espécie de acontecimento é se rebaixar demais.

Beijos

* amei a postagem!

tha* disse...

A-R-R-A-S-O-U!

vc escreveu um ótimo texto!

na primeira faculdade que fiz, fiz pq queria e sabia que a maioria que trabalha na área começa por indicações de outros (moda).
na segunda, que estou cursando agora (design gráfico) é pior ainda. tem aquela histórioa de que se eu mexo com photoshop, eu sou designer.
já me acostumei com essas cosias de sem diploma conseguir vaga há muito tempo!

ai..fiquei até inspirada a escrever sobre isso no blog tb..podiaq virar pauta, ne??

beeijos
nttp://tlics.blogger.com.br

Tailany Silva disse...

Apesar de tudo, ainda farei Jornalismo. :)
Tem um selo pra você lá no meu blog!

Milena Buarque disse...

Concordo plenamente com você!
Há mais de 4 anos decidi que iria fazer Jornalismo, e não é um comunicado do STF que irá mudar a minha opinião e... minha paixão!

Beijos,
;*