segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pauta dupla

Para o Tudo de Blog

Cara, que SAUDADE que eu tava de pautas pra Capricho! ^^

[Revista] Três desejos

O dia mais sortudo da minha vida foi quando saiu o resultado do vestibular, ano passado. Lá estava eu, me corroendo de ansiedade e atualizando o site a cada trinta segundos. De repente, aparece a lista de convocados: lá estava o meu nome, na primeira chamada! Vibrei horrores, pois aquilo que pedi tanto para Deus havia acabado de se tornar realidade. Se o dia parasse por aí, não teria muita coisa de mais. Mas, um tempinho depois, ouvi minha caixa de e-mail apitar. Um e-mail do Tudo de Blog! Isso mesmo: no mesmo dia em que passei no vestibular, fui selecionada para fazer parte do TDB da Capricho! E acredita que tem mais? Eu nem conhecia a cidade em que iria estudar, e não fazia ideia de como arrumar lugar para morar. Do nada, vejo um comentário aqui no blog, bem no post em que eu estava contando para todo mundo minha tremenda sorte: "Oi, sou freela da Capricho, moro na cidade em que você vai estudar! Minha mãe tem um pensionato, você já tem lugar pra morar!" Cara, parecia mentira. Nunca aconteceu tanta coisa boa e inesperada ao mesmo tempo! E o melhor: essas coisas mudaram minha vida, e aqui estamos até hoje!

[Site] O tal do ENEM

Nunca fiz ENEM, acreditam? Pois é, no ano em que eu prestaria, meus documentos anglo-brasileiros estavam meio enrolados devido à excelente burocracia brasileira, e acabei não fazendo a famigerada provitcha responsável por dar dor de barriga em estudantes nervosos. De qualquer forma, já achava o ENEM uma prova bem complexa (aliás, sou péssima em provas múltipla escolha, sempre me dei melhor escrevendo; irônico, não?) e, apesar de baterem o pé e falarem que facilitaram as coisas pra todo mundo, eu (EU, uma opinião minha) acho é que complicou e muito: a prova ficou muito mais extensa e cansativa, e esses elaboradores de prova querem dar uma de superdidáticos com esse papo furado de "interdisciplinar", quando nem o problema da educação brasileira sabem resolver. O resultado? Um gabarito "chutado" e uma redação cravejada de "pérolas". Ê, bonito.

Tá bom, vamos ao que a chefa perguntou: o que eu acho do adiamento da prova?

Fiquei com pena de quem ia/vai prestar. Afinal, sei a barra que é criar expectativa pra fazer essas provas (e, agora que o ENEM conta como seleção, daí complica tudo!). Imagina só prolongar a pressão psicológica por sei lá mais quanto tempo. Sem contar que o povo tem mais com o que se preocupar -- os vestibulares, por exemplo ai, benzadeus já passei dessa fase, amém. Aliás, nem remarcar a prova eles remarcaram! Além disso, se conseguiram fraudar a prova original, quem é que garante que já não conseguiram (ou conseguirão) espichar o olho pra cima da prova reserva? Bom, cala-te boca. Não quero jogar praga, já que esse negócio tá mais feio do que a situação educacional do Brasil. E boa sorte a quem for prestar. Boa sorte, mesmo. Mas sem pérolas dessa vez, OK? Não me enche a lata de vergonha, minha gente.

2 comentários:

M disse...

shuhasusah eu pessoalmente acho q facilitaram e mto c o enem, pelo q eu entendi, apesar da prova ser mais extensa, ela vale pra vááárias faculdades ñ é?

Marcus Alencar disse...

Mesmo assim, essa polêmica a vida de muitas pessoas, afinal, muitas universidade nem mais vão considerar o resultado da prova enquanto outras tem que competir com as datas dessa maledita provitcha...rs