domingo, 5 de abril de 2009

O papel de sua vida

Sexta-feira à noite, fui a um première de cinema francês e fiquei muito surpresa com a qualidade do filme que vi (já que, confesso, meu conhecimento de cinema francês limitava-se a Amélie Poulain). O filme, intitulado O papel de sua vida (Le rôle de sa vie - França, 2004), é uma comédia dramática que conta a história de duas mulheres: Claire, free-lancer de um jornal de moda, e Elisabeth Becker, atriz famosíssima. Elas se conhecem e tornam-se amigas - bem, quer dizer, pelo menos era o que parecia. Elisabeth contrata Claire para ser sua assistente pessoal e, a partir daí, as coisas começam a mudar um pouco. Para botar mais lenha na fogueira dessa incômoda intimidade que vai se criando entre as duas, forma-se um triângulo amoroso entre elas e o jardineiro Mathias (charmosíssimo, por sinal), que Claire amava já há muito tempo, enquanto ele nunca lhe dava bola - até que Elisabeth chega e leva o bofe. A partir daí, a relação das duas vai se enchendo de farpas, até que... bom, até que eu acho chato contar finais de filmes, tá?

É um ótimo filme porque foge da ingenuidade. A história adquire um caráter realista, e o contraste entre as duas mulheres é interessantíssimo: Elisabeth, linda, rica, famosa e muito auto-confiante, e Claire, pouco vaidosa, desajeitada e com auto-estima baixa. O cruel é que essas mesmas características fazem a infelicidade das duas - no caso de Claire, pareceria mais óbvio, mas, no caso de Elisabeth, tudo fica ainda mais cruel. Já o jardineiro é o típico canalha, e o fato de ele e Elisabeth pertencerem a mundos tão diferentes vai deixar a relação dos dois - ou dos três - ainda mais complicada.

Nada cult demais, como pensei que seria. Interessantíssimo. Vale a pena assistir. Tem até música brasileira na trilha sonora!

6 comentários:

aline f. disse...

meu cinema francês também se limita a Amélie Poulain :s teve uma vez,que só vi um na TV,mas sinceramente,estava super chato!
legal o enredo e gostei mais ainda de ter músicas brasileiras na trilha sonora ;D que tipo de música era?

Lucas Oliveira disse...

Os filmes de origem francês melhorou muito nos últimos tempos, embora você saiba que é da França, só pela cor das imagens ( não sei se notou, mas as cores são dramáticas e, misturadas com todas as cores possíveis, fica sendo uma 'marca registrada' francesa ).

Amélie Poulain é um filme e tanto, sem contar com a trilha sonora que levo em consideração quando o filme é bom.

Com certeza este filme que você indicou, vou procurar para assistir... =)

bjos, uma ótima semana Luly...

;)

JoJo x disse...

aaah, nunca tinha visto um filme francês, me calo :x
adore a história desse filme, vou procurar na locadora
seu blo é tuudo lully !

Sam disse...

Eu vi Amélie Poulain e um outro que falava sobre a Comunna, que provavelmente eu não vou lembrar e nem saber esrever o nome :S

O enredo me interessou, acho que o megaupload vai ser útil :)

beijocas, flor!

Katharine B. disse...

Oi, adorei teu blog pricipalmente a parte do "playing". muito fofo!
Me coloquei como tua seguidora... Ah e adorei o post "Em meados de 90"... To começando meu blog agora e eu, de verdade, preciso de ajuda... fico babando aqui vendo blogs como o teu!

Beijo e parabéns! :*

Debbys disse...

Olha, parece mesmo ser um filme muito bom, e triângulo amoroso é sempre omg, demais.. xD
adorei sua crítica cinematográfica... vou ver assim que tiver oportunidade..
adorei o blog!
bjss