sexta-feira, 3 de abril de 2009

We don't need no education

Atenção: não estou fazendo generalizações neste post.

Para o Tudo de Blog

Em minha vida escolar, fui amada e odiada por muitos professores. Amada, por gostar de estudar e tirar boas notas. Odiada, por não deixar barato o fato de muitos deles subestimarem a inteligência dos alunos, achando que ensinar qualquer coisa bastava, só porque "a educação no Brasil é péssima". Como líder de turma, protestava e cobrava posicionamentos. Mas nem sempre adiantava, pois havia indiferença dos dois lados da história: os alunos, salvo exceções, não queriam aprender. E muitos professores não queriam ensinar.

O problema de muitos alunos e professores é que cada qual quer impôr-se à sua maneira: os alunos, agredindo e explodindo rebeliões; os professores, humilhando-os e expulsando-os. E, quando algo acontece, disputam a tapa o papel de vítima. É preciso haver respeito dos dois lados - afinal, nem só de professores se constrói a educação de um país. Seja ensinando, seja aprendendo, precisamos querer ser mais que "apenas mais um tijolo no muro". Alunos e professores precisam unir-se para formar uma verdadeira muralha educacional e mudar o Brasil, parando com esse conformismo de "educação falida". Nós não precisamos só de educação. Precisamos de revolução, respeito e um pingo que seja de cidadania. Professores, deixem os alunos em paz! Alunos, deem paz aos professores!

4 comentários:

naninha disse...

É verdade , principalmente agora o mundo está muito sujo quando se trata disso , mais enfim temos que ter respeito e dignidade .
Adorei o texto
;*

A n i n h a a disse...

é, os professores muitas vezes não colaboram e todo mundo quer ter razão, mas eu acredito que a situação mais tensa é a dos pais que se fazem de cegos "queeee? meu filho não faria mal a uma mosca!!!esse professor insano está bebendo em sala de aula!"
aí já viu, né?

beiijos lindona, adorei a vibe de pink floyd ;)

emitherhofer disse...

Adorei! É verdade que tanto alunos quanto professores precisam dar paz uns aos outros!

Robbie Jacks disse...

A palavra eh respeito mesmo. De ambos os lados!

http://betajackson.blogspot.com