quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Independência? Fala séééério!!!


"Ou ficar a Pátria livre

Ou morrer pelo Brasil!

Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil!"


Este é o seu, o meu, o nosso (tcham-tcham-tcham-tchaaam)... 7 de Setembro de 2007! Dia da Independência do Brasil! Que lindo! Que colossal! Nossa, eu até me emociono de saber que o nossa país não é mais colônia, é país feito, livre de Portugal!


...?


Ok, certo, livre de Portugal, mas... e do resto do mundo?


Como é belo o FALSO patriotismo brasileiro! Comemora-se a Independência, mas esquece-se da temível e impagável dívida eterna, ops, externa que o País tem com o Tio Sam...


Brasileiro patriota, tá no sangue, tá no samba, na raça, no futebol, no Rio de Janeiro, na Paulista... e num punhado de produtos made in USA, em músicas entoadas em inglês macarrônico (enrolation!), cujos próprios cantores nem sabem o que cantam, e naquela ideiazinha imperialista (e retróóógrada) de Tio-Patinhas de que "as coisa dos estrangeiro é muito mais mió!".


Coisa linda de se ver o povo reclamando de político... que ele mesmo elegeu! "Ah, o Brasil tem que mudar! Dignidade já! Chega de corrupção!" são os chavões mais proclamados pelos brasileiros, que batem no peito achando coisa mais linda do mundo o que dizem. Reclamam da máfia. Mas produtos piratas abarrotam seus armários. Reclamam do meio-ambiente sendo destruído. Mas adoooram jogar papel de bala no chão. Reclamam da educação. Mas não colaboram com os professores nem com a rede pública; os que têm condições matriculam seus filhos em escolas particulares. E o povo ainda vem falar de pátria, de liberdade, de democracia!


Têm idéia do que é a Pátria? A Liberdade? A Democracia?


Pátria é povo unido. É gente humilde que luta, mas tem moral para bater no peito e dizer: "Justiça!". Não é um aglomerado de malucos vivendo em anarquia, se enrolando em bandeiras ou beijando o chão para provar o amor ao País. São pessoas que, na essência de sua espontaneidade, provam o seu patriotismo, mudando o mundo com pequenas atitudes. Não vivendo apenas do inconformismo passivo, mas agindo e transformando realidades. Plantando, colhendo, cultivando, florescendo!


Ah, a Liberdade!! Faço o que quero, quando quero, como e com quem quero? Errado. Isso é libertinagem. Liberdade é respeito. É medir conseqüências. É calcular estrategicamente cada passo ao longo do caminho. É pular, correr, flutuar, sem correr o risco de cair num buraco. É inteligência emocional.


E a Democracia!!!!! Direito de ir-e-vir, etc e tal, página 54 do livro de história, blá, blá. Mãããs... tem o lado prático da democracia. É poder se expressar, gritar quando o calo dói, opinar sobre a realidade... e também aceitar que outros pensem diferente de você. Neste caso, chega-se a um acordo, e tudo se resolve (quer dizer, quando há compreensão, porque, nos casos de acordo "Bush x Oriente Médio", a história não deu muito certo e virou uma guerra só!). Mas nós somos compreensivos, não é mesmo? Não queremos encrenca. Então, dá para encarar!


E aí está a Independência! A fusão destas idéias e conceitos tão necessários, mas tão complicados de ser praticados!


É... falta amor no mundo.


Feliz 7 de Setembro. Ainda não é Independência. Quando for... me avisa?


Um comentário:

Jocasta disse...

Oie, passando apenas pra conhecer seu cantinho, e a futura jornalista! beijokas

http://jocasta-evelyn.blogspot.com