quinta-feira, 7 de maio de 2009

Xerox

Sua vida é um plágio. Vive de originais, fabricando pilhas e pilhas de filhos e filhas de autores renomados, best-sellers e ilustrações de Biologia. A mocinha que lida com ela é até simpática, compreensiva nessa arte de copiar, descaradamente e em letras garrafais, toda a matéria de Inglês e Matemática. Sabe que ela pirateia pela subsistência, pela nota da recuperação, pelo seminário de quinta-feira, a desbravar oceanos de sulfite e cor, imortalizando-os em preto-e-branco chamuscado. Desenha células na celulose, escreve teoremas matemáticos, postulados e poemas clássicos, ganindo sempre, ao parir palavras nas folhas, para, depois, vê-las partir nas mãos da moça simpática, casando-as entre si com grampos cor de cobre. O cobre pelo níquel do aprendiz que observa, impaciente, o nascimento de uma cópia. "Geringonça," é o que pensa da mãe-pirata, a barulhar as filhas e as pilhas de papel. Vai-se embora o aluno, papeis em punho, pés apressados, rumo a um lugar tranquilo onde possa, enfim, esquadrinhar-lhe a cria, grifá-la e devorar-lhe as palavras, para, enfim - matéria aprendida, prova feita, semestre acabado - esquecê-la no fundo do armário. E rasgá-la. Triste mãe essa, que vive de criar para o matadouro.

3 comentários:

Sam disse...

Eu sobrevivo de xerox. Até já pensei que o dono da papelaria enriquece às minhas custas. Vou começar a cochichar um 'obrigado' discreto à máquina de xerox

(me sensibilizei)

beijoos

cla. disse...

que lindo *-*
estou com um pouco de medo de roubar a sua rosa,porqe não sei o que falar e estou com medo que você ache que eu sou burra,haha me intimidei.

Marcus Alencar disse...

Eu também fiquei meio sem saber o que dizer, esse texto é para mim uma viagem na vida de uma copiadora, o mundo visto pelo olhos da mãe-cópia sobrevivendo de originais e sendo manuseada pelas mãos da moça simpática que as une com o duro cobre?
gostei muito
mesmo
beijos